Foto: Grupo projetos no CHTMAD

Estudantes da UTAD desenvolvem projetos de melhoria no CHTMAD

No âmbito da unidade curricular de Gestão Industrial, do segundo ano do Mestrado de Engenharia Mecânica da UTAD, em cooperação com a administração do CHTMAD, 12 alunos desenvolveram projetos de melhoria contínua no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), entre setembro de 2015 e janeiro de 2016.
 
O objetivo principal dos projetos foi desafiar os alunos a aplicarem os seus conhecimentos em ambiente profissional e desenvolverem as suas capacidades de trabalho em equipa e de resolução de problemas.
Divididos em equipas, os alunos intervieram em quatro serviços: Aprovisionamento, Bloco Operatório, Consulta Externa e Patologia Clínica. Com vista a aumentar a eficiência destes serviços, aplicaram e utilizaram várias técnicas e instrumentos (entre outros, Project charter, o ciclo PDCA, análise de processos, análise estatística, 5S do kaizen, análise de lay out, programação informática e desenho 3D, folha de resolução A3) que permitiram evidenciar caminhos para a redução de custos e melhoria da qualidade do serviço prestado.
Ao fim de um semestre de trabalho intenso com alguns projetos implementados e outros em fase de teste, os alunos tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência, apresentando publicamente os seus projetos ao conselho de administração do hospital, aos responsáveis dos serviços e aos profissionais de saúde envolvidos (assim como a outros profissionais externos), que muito elogiaram o desempenho dos alunos, evidenciando a importância deste tipo de colaboração e expressando o desejo de manter esta parceria com UTAD.
Tendo sido uma mais-valia para ambas as partes, os alunos consideram que “vivenciar esta experiência em âmbito profissional foi essencial para desenvolver capacidades técnicas e soft skills”.
Caroline Dominguez, docente responsável pela unidade curricular de Gestão Industrial, considera que os “objetivos pedagógicos foram ultrapassados e que foi um prazer acompanhar estes alunos que  mostraram que, além do objetivo académico, quando o trabalho tem utilidade, eles são capazes de fazer a diferença com grande entrega, motivação e profissionalismo”.