1

Aula Aberta à comunidade académica e não só!

Foto: Aula Aberta
Realizou-se a 23 de fevereiro a primeira iniciativa “Aula Aberta” que tem como objetivo solicitar a diferentes especialistas, de áreas científicas diversas, que ministrem uma aula sobre um tema. Organizada pelo Grupo de Missão da Cultura da UTAD, esta iniciativa parte do tema “Mulheres e outras margens” e terá lugar ao longo do ano de 2016.
A AULA ABERTA decorre no horário de uma das unidades curriculares lecionadas na UTAD e, embora sendo dirigida aos estudantes, é aberta a toda a comunidade académica e também à comunidade em geral.
O primeiro especialista convidado foi a realizadora de cinema Cláudia Alves, com o tema “A(s) protagonista(s) do documentário” onde foi possível aos presentes saberem mais  sobre a forma como a realizadora aborda os temas que escolhe para os seus documentários e de que forma a mesma retrata esses temas, quer do ponto de vista da realização e da ação, quer do ponto de vista das personagens.
Cláudia Alves é artista visual e realizadora independente. Formou-se em realização pela Escola Internacional de Cinema de San António de Los Baños (Cuba), fundada por García Márquez e outros prestigiosos intelectuais latino-americanos. Anteriormente, licenciou-se em artes plástica-pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e estudou na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. Cláudia trabalhou como realizadora e diretora de fotografia em documentários filmados em Portugal, Brasil, Cuba e Índia.
Mais informação sobre a realizadora Cláudia Alves [VER​]