Foto: Cão sparky

Decorreu a 26 de fevereiro na UTAD a entrega de prémios aos melhores alunos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária das diferentes universidades públicas e privadas de todo o país, promovidos pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV).
São 6 os prémios atribuídos aos melhores alunos das diferentes áreas em que se distinguiram os seus patronos:
Bernardo Lima: atribuído aos alunos com melhores classificações em Biomatemática e Informática, Exognosia, Genética, Zootecnia e Melhoramento Animal e Economia.
Ferreira Lapa: atribuído aos alunos com melhores classificações em Bioquímica, Microbiologia, Imunologia e Tecnologia dos Produtos Animais.
Inácio Ribeiro: atribuído aos alunos com melhores classificações em Anatomia I e II, Histologia, Patologia Geral e Anatomia Patológica.
Ildefonso Borges: atribuído aos alunos com melhores classificações em Parasitologia e Patologia das Doenças Parasitárias.
José Maria Teixeira: atribuído aos alunos com melhores classificações em Semiologia Médica e Cirúrgica, Patologia Médica, Patologia Cirúrgica e Patologia das Doenças Infeciosas.
Por fim, o prémio Nunes Petisca é atribuído aos melhores alunos na disciplina de Anatomia Patológica. Este prémio é o mais recente e foi proposto pela Sociedade Portuguesa de Patologia Animal, uma sociedade filha da SPCV.
Em geral, esta cerimónia realiza-se em Lisboa na Faculdade de Medicina Veterinária, a mais antiga do ensino deste curso em Portugal, no entanto, e após o convite da UTAD este ano a cerimónia decorreu nesta instituição.
Estiveram presentes alguns dos corpos gerentes desta Sociedade, Maria Inácia Aleixo Vacas de Carvalho Corrêa de Sá, Presidente substituto da Assembleia Geral, a Secretário-geral Yolanda Vaz, o Tesoureiro, António Jorge Varela Simões Monteiro, o Secretário, Daniel José de Moura Carita Dinis Murta e a Relatora do Conselho Fiscal, Maria dos Anjos Clemente Pires, que também organizou este evento.
Foi orador convidado Miguel Quaresma, Técnico Superior no Hospital Veterinário da UTAD, na Área Hospitalar de Animais de Produção e Equinos, com a palestra “O Médico Veterinário na sociedade: (uma) contribuição para a conservação da Raça Asinina de Miranda”.
Esta cerimónia prosseguiu com a distinção a título póstumo como Sócio Honorário da SPCV, Fernando Vieira da Sá, associado desde 1950.
A entrega de prémios aos melhores alunos das várias instituições foi o corolário desta cerimónia. Seguiu-se uma pequena atuação pela Tuna Feminina da UTAD e um Porto de Honra.
A SPCV foi fundada em 1902, agrupando, no âmbito científico, os médicos-veterinários, e tem por finalidade promover o progresso das ciências veterinárias e o aumento da cultura geral e profissional dos seus associados. Esta sociedade manteve durante todos estes anos uma atividade regular e ininterrupta com a publicação, agora online, de uma revista científica dentro do âmbito das Ciências Veterinárias.