1

Ornitologia em destaque na UTAD

Foto: Ornitologia em destaque na UTAD
 
O Congresso de Ornitologia da SPEA, uma referência nacional na área da conservação da natureza e da Ornitologia, decorreu entre 23 e 25 de abril na UTAD. O encontro reuniu cerca de 250 investigadores, ornitólogos e estudantes, numa inicitiva que pretendeu promover a troca de ideias e conhecimento sobre o estudo das aves e a conservação da natureza em Portugal e Espanha. O programa contou com oradores convidados, comunicações, workshops, saídas de campo exposições e projeção de documentários dedicados à Natureza.
Esta edição deu destaque a temas relacionados com  ecologia e conservação de aves marinhas; conservação de aves em ecossistemas terrestres; aves e ecologia funcional; ecologia comportamental; monitorização e sensibilização ambiental; e economia e biodiversidade.
Este congresso é um espaço de reunião de especialistas, mas conta também com iniciativas abertas ao público não especialista. O programa incluiu o espaço CineAmbiente, onde foram projetados filmes relacionados com o trabalho de conservação de aves emblemáticas e ameaçadas em Portugal e Espanha. Paralelamente, no espaço de exposição e feira, decorreu um leilão silencioso (com produtos relacionados com as aves e a natureza), cujas receitas revertem  para a campanha «Diga Não aos passarinhos na gaiola o no prato», uma campanha sem fundos até ao momento, mas que se propõe sensibilizar a opinião pública para a problemática da captura ilegal de aves em Portugal.
​No dia 22 abril foi possível realizar atividades de observação de aves no Parque Natural do Alvão e também, no dia 24 de abril no Parque do Corgo, em Vila Real. No dia 25, para assinalar o dia da liberdade, foi libertada à natureza uma águia de asa redonda,  recuperada pelo CRAS UTAD à qual assistiram muitos participantes.
A 9ª edição do evento, também ibérico (na sua 6ª edição), foi organizada pela SPEA e pela SEO/BirdLife, em parceria com o CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas da UTAD, através do seu Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), com o apoio da Naturlink e Loving the Planet, entre outras entidades.
Segundo Luís Costa, Diretor Executivo da SPEA, “este evento é um momento que muitos investigadores aguardam para partilhar o que de melhor se tem feito em Portugal no âmbito da ornitologia e da conservação da Natureza. É também uma oportunidade única de networking e de aprendizagem, por isso a SPEA investe muito na organização de um evento de qualidade, que acreditamos ser  uma mais valia para os participantes.”
Por sua vez o Diretor do CITAB, Prof. Eduardo Rosa, afirma que “este congresso, que transcende fronteiras, assume todavia ainda mais relevância para as atividades do CITAB, consubstanciando a internacionalização da investigação não só na área da avifauna, mas também no domínio da Ecologia Funcional e serviços dos ecossistemas, com forte orientação nos agroecossistemas, onde o CITAB procura reforçar as sua competências científicas”.
_________________________________________________________________________________________________________
NOTAS:
SPEA – A Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e  problemas que os afectam | www.spea.pt