Foto: COTEC Portugal seleciona Projeto de Estudante da UTAD

Partilhe

[Imprimir]
 
O projeto Newmedtech® foi um dos oito projetos selecionados para a edição de 2016 do Programa COHITEC. O programa Cohitec é uma ação de formação que visa apoiar a comercialização de novas tecnologias desenvolvidas em I&D nacionais.
O projeto Newmedtech® é da responsabilidade de João Bordelo, doutorando em medicina veterinária na UTAD, e resulta do trabalho multidisciplinar desenvolvido no âmbito da sua dissertação de mestrado, também na UTAD, intitulada “Aplicação da tecnologia de prototipagem rápida no estudo pré-cirúrgico em ortopedia veterinária”.
Esta dissertação que teve como foco uma das maiores problemáticas médicas existentes, a limitação médica relativa à execução de um estudo pré-cirúrgico preciso e rápido. Foi possível desenvolver ferramentas que possibilitam a conversão de exames imagiológicos médicos normalmente apresentados como exames bidimensionais (tomografia computorizada, ressonância magnética e ecografia) em modelos 3D de uma determinada região anatómica de interesse para o procedimento cirúrgico, sendo possível inclusive o médico-cirurgião aceder e interagir com o modelo médico virtual remotamente (Surgicalvet®), por exemplo a partir de um smartphone ou tablet.
De forma adicional é ainda possível conceber o modelo físico personalizado utilizando a nossa rede de centrais de prototipagem e com isso, disponibilizar os biomodelos para os cirurgiões executarem simulações cirúrgicas para um determinado paciente, de forma rigorosa e em tempo útil, promovendo a redução significativa da duração cirúrgica e consequentemente o risco cirúrgico associado a essa intervenção cirúrgica.