Foto: Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho | visita do Search Committee

As competências instaladas na UTAD e o percurso histórico no domínio da enologia, associadas à importância do setor vitivinícola na economia nacional, são alguns dos fundamentos que suportam a opção desta área enquanto estratégia de criação das plataformas de inovação nas instituições de ensino superior situadas nos territórios de baixa densidade.

Esta Plataforma envolverá investigadores de várias áreas científicas que alavancam as questões da vinha e do vinho e promoverá uma relação de colaboração com os vários stakeholders do setor. A intervenção “da vinha ao copo” é um impulso necessário ao reforço da internacionalização e aumento da competitividade do setor.
No passado dia 7 de março reuniu a comissão científica internacional, que integra os professores Fernando Bianchi de Aguiar, Hans Reiner Schultz presidente da Hochschule Geisenheim University e Serge Delrot diretor do l’Institut des Sciences de la Vigne et du Vin de Bordeux
Esta reunião teve como principal objetivo definir o perfil do diretor e preparar o respetivo edital para o concurso internacional, bem como consolidar o modelo de governação deste projeto.
A Plataforma de Inovação do Vinho e da Vinha será financiada pelo Norte 2020 e será implementado em estreita articulação com o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho integrado no Regia Douro Parque.