1

UTAD vai realizar estudo fitossanitário do Parque Arbóreo de Viseu

Foto: UTAD consolida situação de equilibro orçamental e aposta na investigação
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Câmara Municipal de Viseu (CMV), a Associação de Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV) e Associação Ambientalista Quercus, assinaram um protocolo de cooperação com vista à realização de um “Inventário Arbóreo e sistema de Gestão das Árvores do Município de Viseu”. 
 
O protocolo celebrado a 21 de março visa a realização de um estudo fitossanitário e de segurança de árvores com vista ao fornecimento de dados para o “correto planeamento e manutenção do parque arbóreo de Viseu”. Este projeto tem a duração de um ano e um financiamento de 86 mil euros.
“Pretende-se com este estudo conhecer as caraterísticas das árvores, a sua condição fitossanitária e de adaptação a cada local. Essas informações ficarão associadas a uma plataforma informática SIG (Sistema de Informação Geográfica) para posterior tratamento e informação”, explica Luis Martins, responsável da UTAD pelo estudo.
Este projeto inclui, também, a criação de um manual de boas práticas de plantação e manutenção da Floresta Urbana, para utilização e divulgação do Município de Viseu, de forma a garantir práticas corretas no tratamento da floresta, e ainda a criação de percursos e roteiros de árvores, um plano de arborização com prioridade para plantas autóctones e a caraterização detalhada dos parques Aquilino Ribeiro e Fontelo.
Luis Martins salienta a importância deste tipo de estudos “fundamentais para um melhor e maior conhecimento da floresta urbana, sobretudo pela continuidade de uma arborização correta, passível de ser prolongada no tempo”.
Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD destaca este tipo de cooperação entre a Universidade e as autarquias em “projetos de desenvolvimento, ligados à investigação, à  inovação, à transferência de conhecimento e tecnologia para a comunidade e empresas, e que mostram um forte impacto na economia regional e do país”.
Estudos idênticos foram já realizados pela UTAD nas cidades de Amarante, Guarda, Porto e Vila Real.
Para mais informações contactar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD
259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt