Banner: A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro
[Imprimir]
Decorreu entre os dias 1, 2 e 3 de abril, em Peso da Régua, o Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro” coorganizado pela Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Rede de Museus do Douro (MuD) e o Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste (CFAE).
Após um interregno de 5 anos, a partir de 2012, a APG voltou a organizar, com enorme sucesso, seminários que relacionam a geologia com a vinha e o vinho, intitulados: “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho nas Arribas no Douro Internacional Norte”,“A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho no Alto Alentejo”, “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho Verde – do Lima ao Minho”, “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região de Setúbal” e “A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro”. Em 2017 decorrerá o próximo, em local a divulgar em breve.
O Seminário contou com a participação ativa e interessada de cerca de 100 de geólogos e profissionais das áreas temáticas envolvidas, bem como de professores e geoturistas, tendo sido abordadas as interações entre a geologia, a vinha e o vinho, para além de novos conceitos relativos ao Terroir, Geoturismo e Enoturismo. Os efeitos do vinho na saúde foram apresentados por Carlos Ribeiro Presidente da Educ´Alcool Portugal.
O evento teve elevado interesse científico e pedagógico, pois permitiu aos participantes adquirir saberes relativos às temáticas multidisciplinares expostas, para além de promover e divulgar a Rede de Museus do Douro (MuD) e o património geológico, vinhateiro, paisagístico e cultural da região do Alto Douro Vinhateiro. O programa incluiu conferências, debates, provas de vinhos, dirigidas pelos reputados enólogos João Nicolau de Almeida e Anselmo Mendes, e excursões de campo que incluíram visitas a espaços museológicos da MuD (Museu do Douro em Peso da Régua, Museu de Geologia Fernando Real em Vila Real, Museu do Vinho em S. João da Pesqueira), Adega Gran Cruz em Alijó e quintas vitícolas (quintas do Portal – Celeirós e das Carvalhas – Pinhão) e a locais onde se observou a paisagem e pontos de interesse geológico. Incluiu ainda um cruzeiro no Douro, entre Pinhão e Peso da Régua.
Na Sessão de Boas Vindas estiveram presentes o Presidente da APG, José Romão, o Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, a Delegada A representante da CCDRN, Helena Teles e o representante da Fundação do Museu do Douro, Luís Carvalho.
A UTAD marcou presença neste evento com os oradores, António Fontainhas Fernandes, Bianchi de Aguiar, Vicente de Sousa, Nuno Magalhães, Afonso Martins, Elisa Gomes, Ricardo Bento, Mila Abreu e Ana Alencoão.
A Organização agradece a todos os participantes, palestrantes, formadores, às entidades patrocinadoras, nomeadamente à CCDRN- Missão Douro e às Câmaras Municipais de S. João da Pesqueira e de Peso da Régua, e todos os apoios recebidos do IVDP, museus, empresas, quintas e adegas.