Foto: Olimpíadas de Química Júnior 2016
No passado dia 9 de abril decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, mais uma edição da semifinal regional das Olimpíadas de Química Júnior. Esta iniciativa, organizada pelo Departamento de Química da UTAD e sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química, visa promover a divulgação de Química como ciência experimental e dinamizar o ensino desta ciência entre os estudantes do 8º e 9º anos do ensino básico.

Nesta edição, a UTAD acolheu 26 equipas de 13 escolas de vários concelhos do norte do país, desde Ponte de Lima a Bragança, num total de 81 alunos. As provas distribuíram-se por uma sala e três laboratórios e envolveram a resolução de questões de índole teórica e outras que implicaram a observação e a manipulação de experiências.
Enquanto decorriam as provas, os professores acompanhantes visitaram o Jardim Botânico da UTAD, um dos maiores da Europa, com espécies vegetais vindas dos quatro cantos do mundo, tendo sido guiados pelo Prof. Dr. António Crespi do Departamento de Biologia e Ambiente.
No final, foi oferecido um lanche a todos os alunos e professores e foram divulgados os nomes dos premiados. Nesta edição os três primeiros lugares foram conquistados pelas seguintes equipas:
1º Lugar: “Os Covalentes” da Escola EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras)
– Carla Sofia Costa Sousa
– João Pedro Cunha Sampaio
– Beatriz Costa Carvalho
2º Lugar: “Os Corrosivos” da Escola EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras)
– Bruno Daniel Durães Pereira Mendes
– Mariana Soares Madeira Pinto
– Ema Margarida Teixeira Rodrigues
3º Lugar: “Os Avogadros do Diabo” da Escola EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras)
– João Luís Pinto Paiva Reis Goucho
– Tiago Jorge Leite Pinto