1

Universidades do Norte de Portugal e da Galiza unidas num importante projeto cultural

Foto: Reunião na UTAD
As seis universidades públicas do Norte de Portugal e da Galiza (UTAD, UPorto, UMinho, Corunha, Santiago e Vigo) uniram-se para a realização de um evento euro-regional interuniversitário designado “Música e Movimento Partilhados”, que irá ter como palco, nos próximos dias 14 e 15 de maio, a cidade de Vila Real.
Este acontecimento, que reunirá pela primeira vez todas as universidades públicas da euro-região, no âmbito da Fundação CEER, será aberto a todo o público e constituirá um espetáculo conjunto e variado de música e diferentes Artes Cénicas. A ideia surgiu da necessidade de compartilhar a cultura e a atividade artística gerada nas seis universidades e de abrir um canal de difusão cultural transfronteiriça que permita estabelecer e reforçar sinergias, incluindo no domínio da cultura.
O programa, que promete ter continuidade com um desenvolvimento cada vez mais colaborativo, terá uma primeira ação nos dias 14 e 15 de maio no Teatro de Vila Real, com a participação da Orquestra Clássica da Universidade do Porto, o Coro de Câmara da UTAD, o grupo de Percussão da Universidade do Minho, o grupo de rock Cool Cucumbers da Universidade de Vigo, a Aula de Danza NORMAL da Universidade da Corunha e a Orquestra de Câmara e o Espazo de Danza da USC. As três universidades galegas apresentarão uma amostra das ações culturais que se estão a desenvolver nos seus respetivos campus, sendo intenção que, no próximo ano, as Jornadas se desenvolvam na Galiza, com convidados portugueses. Este evento abre a oportunidade de continuar colaborando culturalmente nesta e outras linhas, como já se materializou com a participação de membros da Orquestra do Espaço de Câmara da Universidade de Santiago de Compostela e da Orquestra Clássica da Universidade do Porto com a Orquestra da Universidade do Minho, no Dia da Universidade do Minho, interpretando o oratório “A Creación” de Haydn.
Refira-se que o evento agora anunciado conta com o patrocínio da Universidade do Minho, a Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia-Norte de Portugal e a Consellería de Cultura da Xunta de Galicia.