1

Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD (CRAS-HVUTAD) Devoluções à Natureza em ABRIL

Foto: Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD (CRAS-HVUTAD) Devoluções à Natureza
Devolução à natureza de águia-d’asa-redonda
A 6 de abril foi devolvida à Natureza uma águia-d’asa-redonda (Buteo buteo) na localidade de Alvite, concelho de Moimenta da Beira. Este indivíduo foi entregue pela Equipa do SEPNA de Moimenta da Beira no final de dezembro de 2015, com um elevado grau de desidratação e muito magro, não possuindo quaisquer ferimentos ou fraturas. Uma vez recuperada a forma física passou por um período de treino de voo e de caça, juntamente com outras águia-d’asa-redonda.
Nesta devolução estiveram presentes os alunos e Professores do Jardim de Infância de Alvite, bem como a Equipa do SEPNA de Moimenta da Beira.”
Sessão de Educação Ambiental
Dia 8 de abril, a convite do Colégio Salesiano de Poiares, em Peso da Régua, o CRAS HVUTAD realizou uma pequena sessão de educação ambiental intitulada “Animais transmontanos”, na qual se abordou o trabalho desenvolvido pelo centro e algumas espécies de fauna que caracterizam a região de Trás-os-Montes.
Esta apresentação destinou-se a várias turmas do 5º ano, as quais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre algumas espécies “‘ícone” que habitam a região transmontana.
Devolução à natureza de coruja-das-torres
Dia 12 de abril foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) na Praia fluvial do rio Teixeira, em Mesão Frio. Esta ave ingressou no CRAS após ter sido encontrada num dos edifícios da Câmara de Mesão Frio. Já no centro de recuperação, e após exames clínico e radiológico, apenas foram encontrados uns pequenos ferimentos nos dedos de uma das pernas. A recuperação desta coruja envolveu um curto período de antibioterapia e alguns dias de musculação e treino de caça numas das câmaras exteriores do CRAS.
A devolução desta coruja-das-torres contou com a presença de vários particulares, funcionários da Câmara de Mesão Frio e ainda com a Equipa da GNR desta mesma vila.
As fotografias e o filme da devolução já se encontram disponíveis na nossa página do facebook [VER]
Devolução à natureza de Mocho-d’orelhas
A 18 de abril, foi devolvido à Natureza um mocho-d’orelhas (Otus scops) na localidade de Loredo, concelho de Peso da Régua. Este indivíduo foi entregue por uma equipa da GNR de Peso da Régua, após ter sido encontrado desorientado no meio deste concelho por funcionários da Câmara Municipal. Nos exames clínico e radiográfico apenas se detetou algum grau de desidratação não tendo sido observados quaisquer ferimentos ou fraturas.
Uma vez restabelecido o estado de hidratação e efetuada uma prova de voo, este mocho foi devolvido à Natureza, momento este que contou com a presença das equipas do SEPNA e GNR de Peso da Régua.
Os primeiros mochos-d’orelhas começaram agora a chegar dos seus territórios de invernada (savanas do centro de África) para se reproduzirem no nosso e outros países europeus. Provavelmente este indivíduo estaria ainda a realizar a sua viagem migratória, tendo infelizmente colidido contra alguma estrutura humana (fenómeno bastante recorrente durante os movimentos migratórios). Esperemos que ele consiga chegar ao seu destino
Devolução ao Ninho de coruja-das-torres
A 21 de abril de 2016, foi encontrada em Mesão Frio uma cria de coruja-das-torres (Tyto alba) com aproximadamente duas semanas de idade, caída do ninho junto à linha de caminho-de-ferro. Os particulares que a encontraram dizem ver habitualmente os progenitores a dirigir-se para o ninho.
A equipa do SEPNA-GNR de Peso da Régua dirigiu-se ao local e decidiu trazê-la até ao CRAS, de forma a certificarem-se que estava bem de saúde.
No exame físico, a cria não apresentava quaisquer alterações e encontrava-se em boa condição corporal. Uma vez identificado o ninho, e verificando-se que tinha indícios de ocupação e pelo menos outra cria no seu interior, a cria foi novamente lá colocada.
Devolução à Natureza de Águia-d’asa-redonda
Dia 25 de abril de 2016, 2ª feira, às 12h30, foi devolvida à natureza uma Águia-d’asa-redonda (Buteo buteo), junto à Biblioteca da UTAD
Esta devolução relaizou-se no âmbito do IX Congresso de Ornitologia da SPEA/ VI Congresso Ibérico de Ornitologia, que se decorreu entre os dias 23 e 25 de abril na UTAD.
As fotografias de devolução já se encontram disponíveis da nossa página do facebook [VER​]