Foto: Semana Académica “loucamente histórica”
[Imprimir]
  ​
Realizou-se de 21 a 27 de Abril a Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este ano a direção da Associação Académica da UTAD convidou vinte e cinco alunos para idealizar todo o conceito e imagem deste evento num “bootcamp”.
O resultado final passou por ​“sublinhar o que de melhor a academia transmontana tem, um ambiente marcadamente académico, aliando-o a um cartaz com nomes sonantes como Rui Veloso e Gabriel o Pensador”, explicou André Coelho, presidente da direção da AAUTAD, que realçou ainda o uso de personagens portuguesas históricas, com o intuito de lhes prestar homenagem, como Rosa Mota, Gago Coutinho e a Padeira de Aljubarrota, entre outras, transformando-as em “versões animadas” para um “cartaz loucamente histórico”.
O programa deste ano foi amplo em termos musicais, abrangendo diferentes géneros para agradar a diversos públicos. Pela Semana Académica da UTAD passaram nomes como HMB, Octa Push, Rui Vargas, Dealema e Toy, Rui Veloso e Gabriel o Pensador, um cartaz em cheio que atraiu estudantes e não só a umas das festas qua mais marca a região.
Este Ano o Baile Académico foi realizado na segunda-feira à noite, tendo a noite de domingo sido aproveitada mais uma noite de espetáculo.
A AAUTAD assinou um protocolo com a PSP de Vila Real com vista à realização de diversas campanhas de sensibilização em prevenção de comportamentos excessivos. A primeira campanha realizou-se precisamente durante a semana académica, visando “consciencializar as pessoas para os consumos neste tipo de eventos, para a segurança a ter na entrada e saída do evento, como a não utilização de viatura e também uma série de recomendações que a Polícia propõe aos estudantes para estes terem em conta nestes”. André Coelho sublinha que este protocolo não é específico para a Semana Académica, apesar de ter sido iniciado durante esta semana.
Para além dos habituais concertos no recinto montado junto à Biblioteca Municipal de Vila Real, realizou-se no sábado a Missa e Bênção das Pastas, de manhã, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e à tarde, no largo da igreja, a cerimónia da Queima das Fitas.
Nesta semana não faltou o rally gastronómico, aliado ao tradicional rally das tascas, com prova de produtos e pratos regionais. A semana encerrou com o tradicional Cortejo Académico, que percorre as ruas da cidade de Vila Real.