Cartaz: I Simpósio de Fertilização e Rega
Numa organização da Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura (APEAD) da UTAD decorreu, no dia 15 de abril, o I Simpósio Nacional de Fertilização e Rega, cujo grande objetivo foi o enriquecimento dos alunos da UTAD e de outras instituições, assim como da comunidade envolvente.
O Simpósio, que contou com cerca de 200 participantes, foi dividido em duas partes, com o período da manhã dedicado à rega, tendo sido abordados temas direcionados para os sistemas de suporte à decisão na gestão da rega, para culturas perenes (ex: olival, vinha), rega enterrada em fruteiras e para a redistribuição hidráulica em espécies mediterrânicas.
Durante o período da tarde, a temática abordada inscreveu-se no âmbito da fertilização, sendo mais direcionada para os novos produtos e legislações no mercado, soluções integradas na gestão dos fertilizantes a adotar, gestão de nutrientes em culturas sem solo e a fertilização em castanheiros. Pretendeu-se, afinal educar de forma a produzir mais, com menos.
De referir que a APEA foi fundada no ano de 1999 por um grupo de alunos do curso de Engenharia Agrícola. Entretanto, em 2015, um conjunto de alunos de Engenharia Agronómica tomou a iniciativa de erguer esta associação com os objetivos de promover e defender os interesses dos associados, assim como o exercício e promoção da investigação científica, o desenvolvimento experimental e a formação na Área das Ciências Agrárias.