Foto: Jornadas Internacionais de Equinicultura

Realizou-se na UTAD, nos dias 14 e 15 de abril, a 4ª edição das Jornadas Internacionais de Equinicultura, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), em parceria com a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS) e a colaboração da Comissão Equina da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP).
Dezasseis anos após a realização das primeiras Jornadas, esta edição integrou dois seminários técnicos para profissionais no dia 14, um na área da Nutrição e Alimentação com Andrea Ellis (Reino Unido), e outro na área do Melhoramento com Kathrin Stock (Alemanha), ambos com lotação esgotada. No dia 15, o programa teve a participação de variados oradores convidados, nacionais e internacionais, de elevado mérito na área. O programa iniciou-se com sessões técnicas como a Alimentação, onde foram abordados aspetos relacionados com o comportamento alimentar do cavalo e a síndrome metabólico equino (Andrea Ellis) e a alimentação da égua e do poldro (Ana Sofia Santos).
Seguiu-se a sessão de Biomecânica (Nuno Bernardes) onde se alertou para a importância do casco e do seu acompanhamento como forma de prevenção de lesões no cavalo. Já da parte da tarde, a sessão de Seleção e Melhoramento referiu as novas tecnologias ao serviço da seleção de cavalos de Desporto (Kathrin Stock) e os resultados na seleção do cavalo Puro Sangue Lusitano (António Vicente), seguindo-se sessões mais ligadas ao setor com a sessão de Turismo Equestre que contou com a presença de Ana Varela e Tiago Abecassis, que descreveram e sensibilizaram para a importância que esta modalidade tem na Produção Equina.
Para finalizar, a sessão de Sócio-economia apresentou os novos desafios na utilização do cavalo no contexto Europeu com a apresentação de Rhys Evans (Noruega), e a discussão da utilização do cavalo a Norte com Luís Lopes.
Foi notório o sucesso destas Jornadas que, mais uma vez, serviram para fomentar a discussão em torno de uma produção algo negligenciada em Portugal.