1

Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real é inaugurado em Maio

Foto: Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real

A inauguração está associada à realização do infowine.forum, evento que vai reunir diversos especialistas da área da vitivinicultura.
Após um período de instalação, o Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real – vai ser inaugurado no dia 20 de maio de 2016.
Este Parque, promovido pelo Município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark, quer constituir-se um pilar de desenvolvimento económico integrado com forte aposta na UTAD e na Região.
A infraestrutura já se encontra em funcionamento e está direcionada para as áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, viticultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agroambientais, tem várias valências de suporte dirigidas a empreendedores, empresas e investigadores nacionais e internacionais.
Localizado num espaço privilegiado, este Parque contempla uma Incubadora/Aceleradora de Empresas, vocacionada para apoio a empresas e empreendedores com ideias de negócio e em início de atividade, nomeadamente startup’s tecnológicas. Neste momento a Incubadora/Aceleradora do Regia-Douro Park tem uma ocupação já superior a 80%, com mais de 30 empresas de diferentes áreas de atividade, representando cerca de 90 postos de trabalho.
Conta também com um centro de negócios – Douro Business Center – que pretende ser porta de entrada dos negócios na região do Douro e que reúne infraestruturas essenciais para empresas; um Polo Tecnológico, Lotes Industriais, para instalação de empresas e com o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV).
O CEVV é um complexo laboratorial de excelência tecnológica dinamizado pela UTAD e por instituições parceiras, direcionado para a investigação, desenvolvimento e apoio às empresas nos sectores da vitivinicultura, agroalimentar e ambiente, com âmbito de atuação nacional e internacional. Este Centro acolhe a Plataforma da Vinha e do Vinho que resultou do memorando de entendimento entre a UTAD e a CCDR-N, com uma dotação anual de 1,5 milhões de euros, canalizada pelo NORTE 2020. Brevemente, está prevista a criação de cerca de 30 oportunidades de emprego científico.
O programa da inauguração contará com a presença de diversos convidados e com uma prova de vinhos de enólogos/produtores formados na UTAD.
infowine.forum: terroir, saberes e emoção do vinho em destaque 
 
Realiza-se de 19 a 20 de maio no Teatro Municipal de Vila Real o 5º infowine.forum. Este evento pretende reunir empresas, produtores, investigadores, jornalistas de vinho, enólogos e enófilos, num programa onde não faltarão alguns vinhos inesquecíveis para prova. São esperados cerca de 500 participantes.
A edição deste ano está associada à inauguração do Parque de Ciência e Tecnologia e conta com o seu apoio, assim como da UTAD e do Município de Vila Real.
O programa conta com diversos especialistas entres eles Laurent Dulau, especialista em vinhos e diretor geral da Sturia, uma das líderes mundiais na produção de caviar; Mário Santos, docente e investigador da UTAD na área da ecologia aplicada e que nos propõe novas formas de construir uma vinha; Vicente Ferreira reputado investidor na área da química analítica na Universidade de Zaragoza e ainda Pedro Abrunhosa, que marca presença neste evento para falar da experiência emoção/vinhos.
O programa é vasto e alargado em iniciativas, como uma harmonização de vinhos brancos com alguns dos melhores caviares do mundo.
O infowine.forum é um congresso de caráter técnico-científico, nas áreas da Viticultura, Enologia e Mercados.Tem como objetivo valorizar a investigação, pública e privada, salientando a sua função como motor de inovação e abertura ao serviço do setor vitivinícola. Para tal, conta com a presença de diversos especialistas de renome mundial nas diferentes áreas do setor vitivinícola, apoiando-se e promovendo ativamente a ligação entre as universidades e a indústria, e entre estes e os produtores vitivinícolas. Nos anos ímpares, o congresso tem lugar em Itália (enoforum), sendo o maior evento técnico a nível europeu, com cerca de 1000 participantes.
A VINIDEAs é a empresa promotora do evento. Desde 2002 que promove uma relação sólida e privilegiada com os especialistas das mais prestigiadas instituições do setor, entre os quais o AWRI (Australian Wine Research Institute), o INRA (Institut National de la Recherche Agronomique) e a Universidade de Davis. A nível nacional colabora com todas as instituições ligadas à fileira, no entanto, é de salientar a relação próxima com a UTAD, polo irradiador de inovação e conhecimento da Região Demarcada do Douro (RDD).
Mais informações [VER]
Fonte: Regia-Douro Park