Foto: Grupo de dança Universidade da Corunha

“Música e Movimentos Partilhados” foi o mote do 1º Encontro Euroregional de Música e Artes Cénicas das seis Universidades públicas da Galiza e Norte de Portugal, que teve lugar em Vila Real, nos dias 14 e 15 de maio. A organização foi da Fundação CEER, que envolve as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, Minho, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha, com o apoio da Junta da Galiza, Agrupamento de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, Câmara Municipal de Vila Real, Teatro de Vila Real e Conservatório Regional de Música de Vila Real.
O programa começou cedo no dia 14, na Praça do Município, com a intervenção do Grupo de Dança da Universidade da Corunha, e continuou pela tarde e noite no Teatro de Vila Real. Nos diferentes espaços deste Teatro marcaram presença o referido Grupo de Dança; o Ensemble de Percussão ““Tympanum Sonus” da Universidade do Minho; o Coro de Câmara da UTAD; o Espaço de Dança; a Orquestra de Câmara da Universidade de Santiago de Compostela, a Orquestra Clássica da FEUP/Universidade do Porto e o grupo rock Cool Cucumbers, da Universidade de Vigo.
No dia 15, no campus da UTAD, houve tempo para uma apresentação do Programa IACOBUS, que estimula e apoia o intercâmbio entre as seis universidades, facultando bolsas de mobilidade a estudantes, investigadores e outros colaboradores, assim como para a atuação coletiva dos diferentes grupos, combinando música, canto e dança na interpretação do Hino das Universidades, Gaudeamus Igitur.
Este 1º Encontro Euroregional de Música e Artes Cénicas das seis Universidades públicas da Galiza e Norte de Portugal foi integrado no programa Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e constituiu um marco na colaboração cultural e expressão artística das comunidades académicas desta euro-região. Para além da participação do público em geral, marcaram presença responsáveis das várias universidades, entre os quais diversos membros da reitoria da UTAD, o Reitor e um Pró-Reitor da Universidade do Porto e a Vice-Reitora para a Cultura da Universidade da Corunha.