Foto: Alunos agricultura

Os vencedores das 24H AGRICULTURA SYNGENTA foram anunciados a 13 de Maio na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu no Instituto Superior de Agronomia (ISA).  A equipa da UTAD LavraTudo alcançou o 2º lugar nesta competição.
Débora Tavares, Frederico Pinto, Gonçalo Araújo, Neuza Coelho e Pedro Magalhães​, alunos do curso de Engenharia Agronómica da UTAD formaram a equipa “ LavraTudo” que alcançou o 2º Lugar nesta competição e ainda o Prémio Equipa Diurna. Participaram ainda outros quatro grupos da UTAD “Equipa Real”, “Brabus’s da UTAD”, “Os Destroçadores” e “Vindos do Norte” que, em conjunto, elevaram o Curso de Engenharia Agronómica e o nome da UTAD.
Gonçalo Araújo , um dos elementos do LavraTudo  afirmou “Para nós foi fantástico, recomendo a todos os alunos do ensino superior agrário que participem. Aprendemos imenso na parte prática, desde a identificação de infestantes e doenças na vinha, condução de tratores com GPS, cálculos de pH, pulverização. Além do que aprendemos, o reconhecimento de colegas, professores e da nossa universidade é muito gratificante».
A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) ofereceu às três equipas melhor classificadas uma viagem e a participação num dos eventos técnico-científicos organizado por esta associação à escolha dos alunos vencedores.
O presidente da APH, Domingos Almeida, no encerramento da cerimónia afirmou «não há dúvida que esta nova geração de profissionais tem um elevado potencial. O elenco de provas foi muito exigente e requeria competências que não se exercitam no ensino superior, mas a dedicação dos concorrentes foi total e o seu desempenho sob pressão foi bom. Os concorrentes tiveram desafios profissionais disciplinados mas não disciplinares, tomaram decisões em ambiente de incerteza, testarem saberes, saberes-fazer e comportamentos concebidos pela equipa pedagógica para lhes proporcionar um melhor conhecimento das suas capacidades individuais e coletivas. A próxima edição, em abril de 2017, terá como anfitriã a Escola Superior Agrária de Coimbra e provas ainda mais exigentes. Não seremos autocomplacentes. Todos os futuros agrónomos devem vir pôr-se à prova nas 24H de AGRICULTURA».
Classificação Geral
1º Prémio-NPK (ISA)
2ºPrémio- LavraTudo (UTAD)
3ºPrémio- Agromaníacos (ISA)