Foto: Aprender matemática a jogar

Após um ano de treinos, alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico estiveram no campus da UTAD a jogar e a testar as suas capacidades no concurso interescolar MATUTAD.
O Campus e jardim o botânico da UTAD receberam, a 14 de maio, cerca de 600 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico oriundos de cerca de 13 Escolas  dos distritos do Porto, Viseu e Vila Real,  para  testar  os  seus conhecimentos  em  Matemática  através  do  jogo  on-line, desenvolvido  e  implementado  pelo Departamento  de  Matemática  da  UTAD  e  acessível  a  partir  da  página  da  Internet http://matutad.utad.pt .
Neste  concurso  testaram-se  as  capacidades  dos  alunos  após  um  ano  de  treinos,  com  o acompanhamento e orientação dos seus professores.
Além da participação no concurso de Matemática, que premiou as três melhores equipas de cada ano de escolaridade e a escola com maior número de equipas participantes, os alunos visitaram  o  Museu  de  Geologia,  o  Jardim  Botânico  e ao  Setor  de  Produção  Animal, assistiram à libertação de um ouriço-cacheiro  pelo CRASUTAD, participaram ainda em diversas atividades desportivas no Complexo Desportivo da UTAD e num concurso de jogos de tabuleiro.
A estas  atividades  seguiu-se  um  Almoço/Piquenique  de  confraternização    com  um  bolo comemorativo dos 13 anos do concurso matUTAD.
O dia culminou com a cerimónia de entregas de prémios aos seguintes vencedores:
Classificação 7ºAno

1º Prémio: João Carlos Santos e João Nuno Santos | ES/3 Latino Coelho (lamego)
2º Prémio: Afonso Castro e Tomás Branco | ES/3 de S. Pedro (Vila Real)
3º Prémio: Joana Lopes e Isabel Pascoal | ES/3 de Valpaços (Valpaços)
 Classificação 8ºAno
1º Prémio: Cristina Bao e António Moutinho | Colégio da Boavista (Vila Real)
2º Prémio: Catarina Queirós e Filipa Teixeira | Colégio da Boavista (Vila Real)
3º Prémio: Ana Carolina Cabral e Francisca Lúcio | ES/3 Latino Coelho (lamego)
Classificação 9ºAno
 1º Prémio: Dalila Pereira e Tiago Lopes | EB 2,3 de Murça (Murça)
 2º Prémio: Diogo Fontinhas e Miguel Figueira | ES/3 de S. Pedro (Vila Real)