Foto: Deus Ex Machina Grupo

Partilhe

[Imprimir]
​As sociedades tem desenvolvido esforços no sentido de criar uma relação simbiótica dos seres humanos com a tecnologia para obter ganhos de eficiência. Esta relação visa lidar com problemas e ajudar os utilizadores na resolução de tarefas difíceis. O Projeto de investigação e desenvolvimento Symbiotic technology for societal efficiency gains: Deus ex Machina (DEM) propõe-se encontrar respostas para enfrentar esses desafios societais nas mais diversas áreas e alvos específicos. Coordenado pela Associação Fraunhofer Portugal Research, tem como parceiros a UTAD e as universidades do Porto e Minho.
Na UTAD estão envolvidos investigadores do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) que vão monitorizar a atividade física em bombeiros e a atividade física e desportiva em crianças e jovens, e do Centro Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) que vão desenvolver aplicações tecnológicas para agricultura que permitam também a disponibilização adequada da informação.
Conheça melhor este projeto [VER​]​
Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 – operação NORTE-01-0145-FEDER-000026 – em cerca de dois milhões e seiscentos mil euros.
 ​