Foto: Som, imagens, multimédia e estudantes do ensino secundário animaram o campus da UTAD
[Imprimir]
Os Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Comunicação e Multimédia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizaram nos dias 4 e 5 de maio no campus da UTAD, a 4ª Edição do Sound, Pictures and Multimedia (SPAM’16), evento que integra a 2ª edição do Concurso Nacional de Multimédia “A Minha Escola dava um Filme”, destinado aos alunos do ensino secundário.
Cerca de 700 alunos do ensino secundário, provenientes de cerca de 20 de escolas dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viseu que, estiveram na UTAD envolvidos em workshops, exposições, pedipaper e numa sessão na aula magna, com intervenções de figuras e empresas de renome nacional nas áreas principais da multimédia como Rui Louro, artista de Animação 3D, Creative Lemons, empresa audiovisual, Daniel Camacho, fotografia, e o cantor e compositor Miguel Araújo.
No dia 4 de maio o programa da RTP “A praça”, fez dois diretos com o apresentador Hélder Silva. No dia 5, foram, ainda, promovidos três workshops, exclusivamente para os alunos de Comunicação e Multimédia da UTAD em fotografia, Animação 3D e Graphic Motions “uma oportunidade para pôr em prática os conhecimentos adquiridos a um nível profissional”.
No que respeita ao Concurso Multimédia “A Minha Escola dava um Filme”, que conta com o apoio do Ministério da Educação, do Grupo RTP (nomeadamente a RTP e a Antena 3) e da WTF, tem como principal objetivo incentivar e contribuir para a promoção, o desenvolvimento e a produção de conteúdos multimédia, por parte dos alunos do ensino secundário, fomentando, desta forma, a partilha de experiências e de vivências no espaço Escola. Para este concurso foram recebidas 100 fotografias e 50 filmes de todo o país. Apresentamos a seguir os vencedores:
Premiados Filmes:
 
1º Prémio
Título: “Malaboos”: A Minha Escola dava um Filme
Escola: Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
2º Prémio
Título: A Escola do Sr. Lopes Vieira
Escola: Escola Secundária Afonso Lopes Vieira – Leiria
Autores: Mário Filipe Góis, Simão Gonçalves, Lígia Cruz
3º Prémio
Título: Volte-Face
Escola: Agrupamento de Escolas Francisco Simões
Menções Honrosas Filmes:
Título: Até Já |Escola: Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses
Título: O Sonho Comanda a Vida|Escola: Colegio São Gonçalo de Amarante
Premiados Fotografia:
1º Prémio
Título: Ex pluribus unum_3 |Escola: Escola Profissional de Torres Novas
2º Prémio
Título: Reflexo_1 |Escola: Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses
3º Prémio
Título: O Desespero |Escola: Escola Secundária da Portela
Menções Honrosas Fotografia:
Título: O olhar de estudante |Escola: Escola Secundária de Ferreira Dias, Cacém
Título: De repente…ZOMBIE |Escola: Escola Profissional de Cuba