Foto: Teatro com chancela UTAD visita várias localidades

Partilhe

[Imprimir]
A peça “El Gringo”, da autoria de Abel Neves, está de volta aos palcos com a chancela da UTAD, tendo sido apresentada em Vila Real, na Associação Cultural Zona Livre no dia 12 de abril, com uma plateia repleta.  Com dramaturgia e encenação de Rita de Azevedo, docente do Departamento de Educação e Psicologia, figurinos e adereços de Inês Moitas e design de luz e som de Pedro Pires Cabral e Márcia Marrão, este projeto nasceu da vontade de desenvolver um trabalho extracurricular conjunto e conta com um elenco de jovens atores-estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado em Teatro e Artes Performativas da UTAD.
 
A dramaturgia e encenação de Rita de Azevedo dão uma nova abordagem ao texto de Abel Neves, originalmente apresentado em 1996. A encenadora coloca em evidência a intemporalidade de algumas questões sobre a interculturalidade e reações mais passionais do ser humano. No palco vemos uma aldeia de uma qualquer serra pacata e tradicional que, com a vinda de um turista inglês, vê ameaçada a sua história e os seus campos pelo sonho de modernidade. Paralelamente, um casal luta pela sobrevivência do seu amor, agora posto em causa pela chegada do novo homem, o inglês “el gringo”. Seis personagens levam-nos por uma história de conflito entre o habitual e o desconhecido, colocando em confronto a vivência local e os elementos exteriores, trazidos pelo diálogo intercultural.
Depois de Vila Real, a peça foi já exibida no mês de maio em Santa Maria da Feira e Mondim de Basto, estando previstas, ao longo do mês de junho, apresentações em Montalegre, Vouzela e Lisboa.
Este projeto, promovido pela Missão Cultura da UTAD, conta com o apoio da Realvitur, Associação Académica da UTAD, Teatro de Vila Real e municípios visitados.