Foto: AAUTAD assina protocolo com Polícia de Vila Real
[Imprimir]
 A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) assinou um protocolo com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real, que visa a “promoção da segurança da comunidade académica”.
 
Este acordo pretende garantir uma colaboração mais próxima entre estas duas entidades, sendo que a AAUTAD compromete-se a “detetar e sinalizar os problemas de segurança que afetem a comunidade estudantil e desenvolver campanhas de informação e sensibilização em parceria com a PSP”. Já a Polícia de Vila Real compromete-se a “promover a segurança pública, de forma sempre eficaz, nos setores territoriais de intervenção prioritária (campus e zona do Pioledo), promover a articulação com outros parceiros institucionais no âmbito deste protocolo e realizar ações de sensibilização e informação”, entre outros propósitos.
André Coelho, presidente da direção da AAUTAD, salienta que a tónica deste protocolo passa apela palavra “prevenção”.
“Este protocolo prende-se essencialmente com questões de proximidade e de antevisão dos problemas, ou seja, tentar atuar à priori em relação aos mesmos”, explicou o dirigente. Daí que, já no âmbito deste acordo, a PSP tenha estado presente dentro do recinto da Semana Académica da UTAD, não apenas a realizar a habitual segurança, mas também num âmbito mais preventivo, realizando testes de alcoolemia aos estudantes.
Segundo o comissário João Martins, da PSP, “bom senso, adequação e proporcionalidade” são os princípios que regem a Polícia e que serão a “base deste bom relacionamento com a Associação académica e os alunos da academia trasmontana”.
Fonte: AAUTAD