1

Abandono escolar e Sucesso Académico foram temas de Cimeira do Ensino Superior na UTAD

Foto: Abandono escolar e Sucesso Académico
 ​
Realizou-se a 3 de junho, na UTAD, a II Cimeira Ensino Superior: Sucesso Académico promovida pela U.Norte.pt. Este encontro teve por objetivo reunir as Instituições de Ensino Superior envolvidas no Projeto “Ensino Superior: Sucesso Académico” no âmbito da promoção de estratégias de combate ao abandono escolar no Ensino Superior. 
 
O evento contou com cerca de 40 participantes em representação de Universidades e Politécnicos nacionais. O Programa do evento teve a presença da Professora Doutora Rosário Mauritti (ISCTE-IUL) como convidada para a dinamização da sessão plenária denominada “Qualificações e coesão social na sociedade do conhecimento” sendo este momento aberto a todos os interessados pela temática do abandono escolar no Ensino Superior.
A UTAD participou no evento com a apresentação de dados sobre o abandono escolar no âmbito trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar. As Universidades do Porto e Minho também marcaram presença e apresentaram dados relativos ao abandono e sucesso académico nestas instituições. Em decorrência destas participações, a segunda parte do evento serviu para refletir e debater as duas temáticas principais do evento e preparar o próximo ano letivo.
Observatório Permanente do Abandono Escolar e da Promoção do Sucesso Escolar na UTAD
A UTAD tem já a funcionar o “Observatório Permanente do Abandono Escolar e da Promoção do Sucesso Escolar”, um projeto que conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e visa diminuir o abandono escolar prematuro. Este observatório tem levado a cabo ações de monitorização do abandono, mediante a sinalização de alunos em situação de risco, aconselhamento e identificação de soluções para evitar esta situação.
Um inovador Programa de Tutoria para novos alunos está a ser implementado e visa promover a integração na vida académica e o sucesso escolar. Neste programa, grupos de alunos serão acompanhados por professores que sinalizarão situações académicas em sinais de risco, ou outras, para as quais ajudarão a encontrar soluções. O programa de tutoria terá formação extracurricular que conferirá competências e que tornarão os alunos mais capazes para fazer face às dificuldades da vida académica e, no futuro, da vida profissional.