1

UTAD vai colaborar com a ENMC no estudo e desenvolvimento de Biocombustíveis

Foto: UTAD vai colaborar com a ENMC
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), vai colaborar com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) para o estudo e desenvolvimento de biocombustíveis, com vista à transposição de diretivas comunitárias para o direito Nacional.
 
Tendo em conta um objetivo global de redução de emissões de gases com efeito de estufa e a contribuição significativa para essas emissões dos combustíveis para transportes rodoviários e as recentes alterações adotadas a nível europeu – Diretiva EU 2015/513 – sobre a sustentabilidade acrescida dos biocombustíveis, que prevê metas mais ambiciosas e critérios de sustentabilidade mais estritos e a adequada transposição para o direito nacional, a ENMC e a UTAD vão celebrar um protocolo no próximo dia 8 de junho, quarta-feira, pelas 14 horas, na Biblioteca Central, que estabelece o âmbito dos trabalhos a desenvolver.
A colaboração da UTAD, através do investigador do CITAB, Amadeu Borges, vai incidir no estudo das emissões de gases nocivos ao meio ambiente, resultantes da utilização de biocombustíveis, quando comparadas com as dos combustíveis de origem fóssil, com vista ao seu melhoramento; no estudo da performance de motores, quando alimentados a biocombustível; e na produção de biocombustíveis gasosos.
O protocolo de colaboração foi assinado a 8 de junho na UTAD, pelo Presidente da ENMC e pelo Reitor da UTAD. Seguiu-se uma sessão de apresentação dos desafios da diretiva 2015/513, e de alguns trabalhos já desenvolvidos pelo CITAB/UTAD em matéria de biocombustíveis, líquidos e gasosos. Foi ainda realizada uma visita ao Laboratório de Ciências Térmicas de Engenharia Mecânica da UTAD.
Para mais informações contactar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD
259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt