Foto: Campeonato Mundial de Carros de Turismo

A cidade de Vila Real foi palco, pelo segundo ano consecutivo, do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), evento rei do entretenimento da velocidade e do espetáculo, que transformou a cidade durante nos dias 24, 25 e 26 de junho.
A UTAD marcou presença nesta iniciativa com a atribuição do seu nome, por parte da organização do evento, a uma das bancadas situadas junto à rotunda da Araucária e também pela colocação ao longo do circuito de telas identificativas da nossa universidade.
Mas a nossa presença ficou também pautada pela colaboração de uma equipa de quatro estudantes da UTAD que, voluntariamente e de forma muito gentil, distribuíram brindes e informação sobre a UTAD junto de visitantes, equipas, pilotos e comunicação social que circularam aos longo do circuito, dos paddoks e da bancada denominada UTAD.
Foram muitas as provas deste 46º Circuito internacional de Vila Real, com muitas vitórias de pilotos portugueses, como Manuel Pedro Fernandes,  que venceu a corrida 1 do ETCC e de Rafael Lobato que venceu corrida do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo​. Mas o primeiro lugar de Tiago Monteiro na corrida WTCC, o levou o público presente ao rubro. Foi enorme o apoio ao piloto internacional português durante a prova e depois no local do pódio com a presença de uma enorme mancha humana. O piloto agradeceu o entusiasmo e o apoio de forma esfusiante gravando e fotografando o público no local.
Foram convidados para a entrega dos troféus o Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, ao terceiro classificado, Norbert Michelisz, da Honda; Emídio Gomes, Presidente da CCDRN, ao classificado em segundo lugar, Yvan Muller, da Citroen; e Rui Santos, presidente do Município de Vila Real ao primeiro classificado, Tiago Monteiro, da Honda.
Para o próximo ano Vila Real recebe o 47º Circuito Internacional. Ficamos à espera de mais competição, velocidade e adrenalina.