1

Projeto Mátria – uma ópera para o Douro apresentou-se ao Presidente da República

Foto: Ópera para o Douro apresentou-se ao Presidente da República
Um ano depois do projeto Mátria ter sido apresentado ao público, através de diferentes concertos de rua, com coros da comunidade, foi apresentado a Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, por ocasião da visita à Região Transmontana, no âmbito do “Portugal Próximo” que decorreu entre 4 e 6 de julho.
A apresentação do projeto Mátria decorreu a 4 de Julho, no Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, após a cerimónia inaugural deste espaço, pelo Presidente da República.
Com libreto de Eduarda Freitas e música do compositor Fernando C. Lapa, o projeto Mátria tem como objetivo principal a construção de uma ópera baseada na obra de Miguel Torga, em especial nos Contos e nos Novos Contos da Montanha.
Mátria assume-se como um projeto cultural de intervenção artística e, com esse pressuposto, tem vindo a envolver a comunidade no processo criativo. Assim, foi formado um grupo de quase 200 pessoas, pertencentes a diferentes coros amadores de Vila Real e Favaios, que durante o ano passado realizaram três concertos de rua, cantando música de Trás-os-Montes harmonizada pelo compositor da ópera. E são alguns elementos desse grupo, que no próximo dia 4 vão fazer uma pequena performance como forma de apresentar o projeto Mátria ao Presidente da República, no Espaço Miguel Torga, um local emblemático na divulgação da obra do escritor transmontano.
Mátria, ainda não tem data marcada de estreia, mas tem já um novo concerto de rua agendado, desta vez partindo do imaginário das bandas filarmónicas. O concerto será dia 27 de Julho, no Largo da Capela Nova, em Vila Real. Quatro bandas filarmónicas da região vão subir às varandas do centro histórico e realizar a primeira edição do “Banda à Varanda”, um concerto que promete por toda a gente a olhar para cima e a ouvir as bandas filarmónicas de uma forma mais ousada.
A entidade promotora do projeto Mátria é a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Para mais informação contatar:
Eduarda Freitas | 961 538 829 |
Artur Cristóvão | UTAD |