Foto: UTAD Junior 2016

Chegou ao fim a UTAD Júnior/2016, um programa de férias de verão, que decorreu de 27 de junho a 1 de julho, oferecido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a duas centenas e meia de crianças e jovens, juntamente com 40 monitores, e que a todos proporcionou uma semana de experiências inesquecíveis.
Este evento, realizado sob a égide do Ano Internacional do Entendimento Global da UNESCO com o lema “Building Bridges Together”, incluiu um vasto leque de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, ao mesmo tempo que permitiu um salutar convívio entre crianças e jovens de diferentes regiões, de idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. As atividades foram programadas conforme as diversas faixas etárias e envolveram todas as escolas da UTAD, permitindo que os participantes, num misto de diversão e aquisição de conhecimentos, pudessem acompanhar desde a descoberta dos segredos das plantas e dos animais, às montagens cinematográficas, captação de imagens de satélite, o mundo dos robôs, o socorrismo, os segredos da vida de um jornalista, as lendas de duendes em Trás-os-Montes, entre muitas outras experiências. Estes “pequenos doutores”, que amanhã podem vir a ser também estudantes da UTAD, viveram assim uma experiência de férias em contacto com a natureza e puderam entrar, de uma forma divertida, no ritmo e no espírito da vida académica, nos seus laboratórios, salas de aulas, centros de investigação e espaços desportivos.
Reconhecido foi também o papel dos 40 jovens monitores, que acompanharam e animaram as centenas de participantes, seja nas inúmeras atividades, seja nas residências da universidade onde muitos deles estiveram alojados. Este reconhecimento levou a administradora da UTAD, Elsa Justino, na sessão de encerramento da UTAD Júnior, a oferecer, como prémio aos 40 monitores, dois meses de participação gratuita no “Active Gym”, no Ginásio da Universidade.