Foto: HVUTAD
[Imprimir]
Devolução à Natureza de andorinhões-pretos
A 2 de julho de 2016,  foram devolvidos à Natureza dois andorinhões-pretos (Apus apus) no Campus da UTAD. Eram juvenis deste ano que foram encontrados por particulares, por terem caído precocemente do ninho.
Os andorinhões realizam toda a sua vida em voo, parando apenas para nidificar. Se caírem do ninho ou pousarem no chão, não conseguem novamente levantar voo, sem um impulso de partida a partir de um sítio alto. Se encontrar um andorinhão no chão, este deve ser encaminhado até ao centro de recuperação mais próximo.
Devolução à Natureza de melros-pretos
A 20 de julho, foram devolvidos à Natureza três melros-pretos (Turdus merula). Eram aves juvenis, que entraram no CRAS ainda crias, entregues por particulares e pelo SEPNA-GNR de Vila Real. Não apresentavam nenhum problema de saúde, pelo que apenas foi necessário alimentação adequada, treino de voo e socialização com outros melros. Uma vez capazes de se alimentarem sozinhos e a voarem bem, foram devolvidos à Natureza por uma das pessoas que esteve envolvida na sua recuperação.
Devolução à Natureza de três bufos-reais
Veja nesta reportagem da SIC a devolução à Natureza de três bufos-pequenos realizada pelo CRAS no dia 21 de julho:
Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato
 
A 30 de julho, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) em Boticas, tendo como público os participantes no passeio noturno “À Caça do Pio-Pardo”.
Esta ave caiu do ninho e foi recolhida por um particular, que a encaminhou até ao CRAS. O seu processo de recuperação incluiu alimentação adequada, socialização com indivíduos da mesma espécie, incluindo corujas já adultas, e treino de voo e caça.
O CRAS-HVUTAD agradece o convite à organização (Associação Celtiberus e Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade) para estar presente nesta actividade.
CRAS Aconselha:
Se encontrar um animal selvagem não o mantenha em casa mais tempo do que o estritamente necessário até o encaminhar para um centro de recuperação de fauna selvagem. É imprescindível que este receba o quanto antes os cuidados necessários para uma correcta reabilitação física e mental.
Saiba tudo sobre devoluções à Natureza realizadas pelo CRAS-HVUTAD [VER]