Foto: Enologos e vinhos UTAD

Marcelo Rebelo de Sousa com enólogos formados na UTAD
O Presidente da República visitou, a 4 de julho, o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, situado no Regia-Douro Park, em Vila Real onde se realizou o encontro com uma nova geração de enólogos diplomados pela UTAD, batizada por José da Silva Peneda como “Escola de Campeões”.
Esta visita fez parte da agenda do programa “Portugal Próximo” de Marcelo Rebelo de Sousa na sua visita à região transmontana entre 4 e 6 de julho. Aqui conheceu e provou os primeiros vinhos alumni UTAD, um branco, da autoria de Jorge Moreira, um tinto de Jorge Serôdio Borges e um Porto de Francisco Olazabal e Francisco Ferreira, uma nova geração de enólogos e antigos estudantes da Universidade que têm contribuído para visibilidade internacional que se tem registado no sector vitivinícola.
O projeto vinhos alumni UTAD pretende que seja produzido um vinho em cada ano por um enólogo formado na UTAD, o qual indicará e passará o testemunho a um colega produtor no ano seguinte.
Durante a visita do presidente foi ainda apresentada a Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, um projeto de ambição internacional que pretende dar novas dinâmicas ao sector e que o Presidente designou de “uma grande visão” porque “tem tudo o que é importante para ter sucesso”.
Este projeto multidisciplinar vai envolver investigadores de diferentes áreas e vai debruçar-se na investigação na área do solo e clima, da qualidade do vinho, da vinha e no domínio da competitividade. A investigação será desenvolvida de acordo com as necessidades do sector, estando prevista uma comissão de pilotagem exterior à Universidade. É precisamente por causa desta ligação aos agentes da fileira, que Marcelo Rebelo de Sousa considera que o projeto está na “primeira linha do tipo de intervenção empresarial”.
O Presidente elogiou ainda a participação neste projeto do presidente da Câmara, Rui Santos, que “à sua medida vai criando as condições necessárias” e também do Reitor da UTAD “porque preconiza espirito de mudança”.
Marcelo Rebelo de Sousa finalizou o seu discurso afirmando que “esta plataforma é o futuro e que o Presidente está aqui para agradecer esse futuro em nome de Portugal”.
A Plataforma da Vinha e do Vinho está instalada no Centro de Excelência da Vinha e do Vinho no Regia-Douro Park, tem uma dotação inicial superior a 5,3 milhões de euros para um período de três anos, financiada ao abrigo do NORTE2020.