1

Reitores das Universidades CEER reuniram na UTAD

Foto: Reitores das Universidades CEER reuniram na UTAD
Realizou-se a 13 de julho na UTAD a reunião do padroado da Fundação CEER – Centro de Estudos Eurorrexionais Galicia-norte de Portugal. Nesta reunião, António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho cessou o cargo de Presidente. O padroado elogiou a presidência do reitor cessante, a qual permitiu dar um salto significativo do CEER, favorecendo novas redes de trabalho, o desenvolvimento de novos projetos e o desenvolvimento de um cenário econômico mais favorável.
Salustiano Mato, reitor da Universidade de VIGO, é o novo presidente. Abre-se uma nova etapa com boas expectativas, como a consolidação da Cátedra Santander, e onde se vai realizar o primeiro curso de especialização entre todas as universidades (uma oferta piloto que quer promover cursos e títulos conjuntos entre as Universidades da Euro-região).
Destacam-se ainda as possibilidades de apoio financeiro de vários projetos a continuação do trabalho nas sucessivas convocatórias dos Interreg. Nesta reunião foi ainda aprovado o balanço de contas, que apresenta superavit.
A Fundação CEER é constituída pelas universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Corunha juntamente com as portuguesas do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, a Junta de Galícia e a Comunidade de Trabalho Galícia-Norte de Portugal.
Tem como objetivo encontrar sinergias e complementaridades nos âmbitos acadêmicos universitários da Euro-região, a fim de reforçar os vínculos entre as universidades da Galícia e Norte de Portugal com um carácter claramente plural, abrangente, dinamizador e inovador no âmbito do estudo, análise e desenvolvimento do quadro euro-regional.
Esta reunião foi a segunda, na história do CEER, em que estiveram presentes os seis Reitores das Universidades que a compõem.