Banner: Prémio AAUTAD Capacitar

A Associação Académica da UTAD lança a primeira edição do Prémio AAUTAD Capacitar, que permite uma correspondência entre as necessidades e prioridades dos estudantes e munícipes de Vila Real com necessidades especiais e a responsabilidade social da AAUTAD.
O processo passa pela abertura de um concurso destinado aos Estudantes, Núcleos e Secções da academia transmontana, assim como a Munícipes e Entidades Vilarealense, que são convidados a apresentar uma candidatura, no valor global de mil euros, que posteriormente será analisada e poderá ser selecionada como vencedora.
“As candidaturas a concurso deverão ir de encontro ao plano de atividades do Gabinete de Inclusão Social da AAUTAD ou àquela que é a agenda da universidade, de modo a que se integre na transversalidade dos interesses da academia e dos estudantes”, explicou André Coelho, presidente da direção da AAUTAD.
O dirigente associativo defende também que “os estudantes devem ter uma intervenção direta e ativa na realização de projetos e atividades que tenham como objetivo promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, para que estas melhor se integrem como cidadãos ativos na sociedade”.
Márcio Martins, coordenador do Gabinete de Inclusão Social da AAUTAD, realça a importância desta iniciativa que “trará para a ordem do dia e fortalecerá o diálogo entre toda a comunidade estudantil e Vilarealense sobre a procura de soluções e novas ideias, onde as preocupações de inclusão e integração das pessoas com necessidades especiais sejam integradas no bem comum, assim como possibilitará apoiar diretamente estas pessoas através da aquisição de equipamentos”.
O concurso para o Prémio AAUTAD Capacitar, no valor de mil euros, começa hoje e prolonga-se até início de outubro, englobando o tempo de pausa letiva dos estudantes, que poderão dispor de mais tempo para idealizar a sua candidatura.
Após o período de candidaturas, os projetos que se apresentem a concurso serão analisados previamente por uma comissão de análise independente, que posteriormente fará a seleção do projeto vencedor.
O projeto vencedor será divulgado e entregue publicamente nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – Dia 3 de Dezembro de 2016.
Link do regulamento do Prémio AAUTAD Capacitar [VER]
Fonte: AAUTAD