1

UTAD Vai disponibilizar bicicletas à Comunidade Académica

Foto: Entrada da UTAD

O projeto insere-se num programa nacional que visa incentivar a adesão da academia a modos de mobilidade amiga do ambiente.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro viu recentemente aprovada uma candidatura ao projeto U-Bike Portugal, um projeto de âmbito nacional coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que visa adotar hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas.

O U-Bike Portugal é um projeto nacional de promoção da mobilidade suave com enfoque na bicicleta, incidindo em camadas jovens da população, os alunos do ensino superior, podendo alargar-se à comunidade académica em geral.

No âmbito desta candidatura, a UTAD vai disponibilizar à comunidade académica bicicletas, em regime de cedência temporária, na sua maioria elétricas, kits de segurança, locais de parqueamento e ações de sensibilização e de divulgação, visando uma utilização de longa duração por forma a criar hábitos de utilização deste modo de transporte.

“Com o projeto U-Bike UTAD queremos incentivar formatos de mobilidade mais saudável e amigos do ambiente na comunidade académica. A UTAD está inserida num Eco campus, pelo que fomentar esta prática constitui uma aposta em estilos de vida saudáveis no campus e na educação ambiental de jovens”, afirma Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD

Também importante é a questão económica, uma vez que a adesão ao projeto U-Bike “permitirá uma redução de despesa com transportes aos aderentes e uma reorganização do espaço disponível para o parque automóvel e para as bicicletas”, salienta o responsável.

Mas não só. O responsável do projeto, Amadeu Borges, pró-reitor da UTAD, acrescenta que a implementação deste projeto vai permitir uma redução nas emissões de CO2, através da substituição efetiva de 210 automóveis, por 300 bicicletas (270 elétricas e 30 convencionais). Com esta meta será realizada uma transferência de um total de 672.000km, que seriam realizados com recurso ao automóvel. Desta forma, está prevista uma poupança energética de 83.973 TEP e uma redução de 256.952.373 kg CO2 para um período de dois anos.

Este projeto financiado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, vai potenciar as futuras infraestruturas de mobilidade amiga do ambiente, previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Real e promovidas pelo município de Vila Real, no quadro do Norte 2020.

O futuro plano de mobilidade da cidade e do campus será apresentado no início do ano letivo e prevê a ligação por ciclovia entre a cidade e o campus universitário. A ciclovia vai abranger todo o campus da UTAD, inserido na estratégia de criação do ecocampus da UTAD que se situa no maior Jardim Botânico da Península Ibérica. O novo plano de mobilidade do campus prevê também a melhoria de diversos trilhos pedonais e a valorização de pontos de observação da natureza. Deste modo, o trânsito automóvel será condicionado nas zonas de maior interesse botânico.

A intervenção no campus prevê ainda que, até ao final de 2016, o “centro histórico do campus” passe a alojar todos os serviços da Universidade e estruturas de apoio aos estudantes, num centro de serviços comuns. A requalificação do centro histórico passará também por uma intervenção paisagística visando privilegiar espaços de convívio e de lazer universitário. O novo plano de mobilidade será também um forte incentivo à promoção de estilos de vida saudáveis, inseridos num plano de promoção da prática desportiva de toda a academia.

Para mais informação contatar:
Amadeu Borges – Pró-reitor UTAD
amadeub@utad.pt | 939 959 090