Foto: Palestra Agrosemana

Partilhe

[Imprimir]
O objetivo foi participar na apresentação de projeto dirigido às cooperativas do sector agrícola e agroalimentar.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), instituição de referência no ensino e investigação agrária da região norte, esteve presente na AgroSemana, feira agrícola organizada pelo Grupo Agros, que se realizou em Argivai, Póvoa de Varzim, entre 1 e 4 de setembro. Neste evento, que se realiza deste 2013 e que tem atraído um número crescente de expositores e visitantes, foi apresentado, na tarde do dia 2 de setembro, o projeto Interreg SUDOE – AGROSMARTcoop, dirigido a cooperativas do setor agroalimentar.
O projeto visa a integração, competitividade e crescimento económico das cooperativas do setor através da inovação organizacional, da comercialização inteligente dos seus produtos e do incentivo à criação de alianças e iniciativas estratégicas que permitam uma cooperação vantajosa.
Na sua base está um conjunto de nove parceiros de Espanha, França e Portugal: Associação Galega de Cooperativas Agrárias (AGACA,  chefe de fila), Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Estremadura (CICYTEX), Cooperativas Agroalimentares de Castilha-la Mancha (CACLM), Federação de Cooperativas Agroalimentares de Euskadi (FCAE); Associação das Regiões Europeias de Produtos de Origem (AREPO); Coop de France Aquitaine (CDF); União Cooperativa Polivalente da Região Norte (UniNorte); e a UTAD.
Com início em Julho de 2016, o projeto Interreg SUDOE – AGROSMARTcoop prolonga-se até junho de 2018 e tem um orçamento total de cerca de um milhão e trezentos mil euros, sendo financiado a 75% pelo FEDER.
Na sessão realizada na AgroSemana, que atraiu grande número de interessados, o projeto foi apresentado por Higinio Mougán, diretor da AGACA, por Alberto Baptista, Pró-reitor da UTAD, e por Fernando Martinho, Presidente da UniNorte.