Foto: Matrículas na UTAD
A UTAD alcançou nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior uma taxa de ocupação efetiva de 93% das vagas totais. Muitos cursos atingiram a percentagem de 100% logo na primeira fase e outros alcançaram segunda fase. Os distritos do Porto, Vila Real, Braga, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo, Viseu e Coimbra foram aqueles onde a UTAD mais novos estudantes captou.
Das 1391 vagas iniciais, restam agora 99 para a 3ª fase de candidaturas, que decorre de 6 a 10 de outubro. Os cursos com um número maior de vagas ainda por preencher continuam a ser engenharia florestal/ciências florestais, engenharia zootécnica, engenharia civil e ciência alimentar. É de realçar que o curso de Engenharia e Gestão Industrial proporciona vantagens reforçadas aos estudantes que a ele se candidatem na UTAD. Esta Universidade estabeleceu um protocolo com a Universidade do Minho, para que os 2 primeiros anos sejam lecionados em Vila Real, e, no final do 2º ano, transitem diretamente para Braga, onde concluem os restantes 3 anos do curso e obtêm o diploma da Universidade do Minho.
As matrículas dos novos estudantes foram realizadas na Biblioteca Central, onde foram disponibilizadas excelentes condições para as respetivas inscrições e onde foram disponibilizados balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, esclarecimentos e encaminhamentos pela Associação Académica, um balcão de uma instituição bancária, entre outros.
Assinale-se que, no quadro da receção aos novos estudantes, a reitoria da UTAD, em conjunto com a Associação Académica e outros organismos, implementou um conjunto atrativo de iniciativas com vista a uma saudável integração de todos no meio académico e no meio social. O sentido solidário, inclusivo, inovador e empreendedor destas iniciativas vem proporcionando o convívio, o interconhecimento e o envolvimento com a comunidade, claramente do agrado dos novos estudantes e das suas famílias, dignificando todos e deixando da Universidade uma imagem muito positiva na sociedade.