Foto: APREN celebra o Dia Nacional da Água na UTAD

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis assinalou o Dia Nacional da Água com uma mesa redonda dedicada ao tema “A Hidroeletricidade em Portugal”. O evento realizou-se no dia 29 de setembro, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UTAD.
Do painel de oradores constaram António Sá da Costa (APREN); António Fontainhas Fernandes, Rui Manuel Vitor Cortes e Cristina Matos (UTAD); Carlos Rosário (EDP Produção) e António Eira Leitão (Hidroerg).
Com a realização deste evento, a APREN pretendeu promover e aprofundar o diálogo com as universidades e outros stakeholders, chamando a atenção para a importância da água como fonte de energia renovável.
O dia 1 de outubro marca o início do ano hidrológico, sendo por isso considerado como o Dia Nacional da Água. A celebração desta data tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância dos nossos recursos hídricos, assim como a sua gestão a nível nacional.
As centrais hídricas são o modo mais eficiente de gerar eletricidade e contribuem para a estabilidade do sistema elétrico. Atualmente, em ano médio, cerca de 30% da eletricidade consumida em Portugal tem origem hídrica.
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente.
Em 2015 a associação criou a “marca” APREND, onde agrega todas as suas iniciativas direcionadas para os estudantes.
Mais informação disponível em www.apren.pt.
Fonte: APREN