Foto: Caloirada aos Montes
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) realizou a Semana do Caloiro, denominada de Caloirada aos Montes, de 20 a 24 deste mês de outubro.
A Caloirada aos Montes 2016 tem subjacente o tema “Vai dar faísca”, levando o imaginário dos alunos para um “rastilho de aventura, emoções e muita animação que irá explodir numa semana que irá ficar para sempre nas suas memórias”.
A AAUTAD implementou alterações e novidades em relação às edições anteriores, desde logo a duração, que foi reduzida de cinco para quatro dias, até ao dia em que se realiza a latada, que este ano, percorreu as ruas da cidade de Vila Real, no domingo, dia 23.
André Coelho, presidente da AAUTAD explicou a restruturação efetuada, que foi previamente acordada numa reunião geral de alunos (R.G.A.) que decorreu no final do ano letivo passado, com a necessidade de criar uma nova “atratividade” a este evento, que tem vindo a perder algum do seu vigor ao longo dos anos, fruto da “não adaptação aos novos tempos”, sublinhou ainda a importância de manter o evento “estável” a nível financeiro, de forma a não causar qualquer dano à tesouraria da AAUTAD. Foi também tido em conta o calendário escolar nesta edição.
 “Hoje em dia, não se justifica que o evento ocupe mais dias da semana, prejudicando os alunos no seu percurso académico, daí que a semana tenha sido reduzida num dia, terminando na segunda-feira à noite, com a realização do Baile Académico”, explicou o dirigente associativo.
A mudança do dia da latada, que habitualmente se realizava no último dia, para domingo, é uma “ambição antiga” desta direção, que sempre quis que a Latada e o Cortejo se fizessem ao fim-de-semana, “envolvendo mais a cidade e a família e amigos dos estudantes”.
A AAUTAD, para além de criar uma nova dinâmica, procura também reviver algumas tradições antigas desta academia, com o regresso do Arraial da Cerveja, que se realizou pela última vez no ano letivo de 2003/04.
“O Arraial da Cerveja era uma tradição da academia transmontana, que se realizava no último dia da Semana do Caloiro, sendo uma festa muito aguardada, e que deixou muitas recordações, daí que tenhamos decidido reavivar esta festa, que se irá realizar no domingo, ou seja, no último dia de festa no recinto dos concertos, em que a cerveja será vendida a um preço mais baixo”, explicou André Coelho.
David Carreira, Capitão Fausto e outros nomes da música portuguesa, desde o estilo mais popular até ao hip hop passaram no recinto da Caloirada aos Montes 2016, instalado, como habitualmente, junto à biblioteca municipal de Vila Real.
O Baile Académico encerrou a Caloirada aos Montes 2016, na segunda-feira, dia 24, numa discoteca da cidade.
Fonto: AAUTAD