Foto: Ministro Ciencia aula magna
[Imprimir]

Num âmbito de uma visita alargada, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve em Vila Real, no Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real (RDP) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O programa da visita incluiu uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, instalada no RDP, encontros com responsáveis dos Centros de Investigação da UTAD e com empresários e investigadores com vista a conhecer os principais projetos de IC&DT financiados pelo Norte 2020, em desenvolvimento nesta instituição.

Já na UTAD o Ministro esteve na aula magna, com uma plateia repleta de docentes e investigadores, onde falou sobre os objetivos e prioridades governo, no que respeita à Ciência. O reforço do quadro de docentes e o melhoramento das condições dos doutorandos foram algumas das questões abordadas por Manuel Heitor.

 “Temos de dignificar o emprego científico”. Mas para isso “temos de resolver três questões atuais: o rejuvenescimento do corpo docente, a precariedade do emprego cientifico jovem e reforçar os quadros”, acrescentou. Temas e preocupações refletidas nas questões colocadas ao Governante pelos docentes e investigadores presentes na sessão.

O programa da visita culminou com a inauguração do Edifício de Blocos Laboratoriais, onde estão concentrados a maior parte dos laboratórios de I&D da UTAD.

Lançado pelo anterior ministro José Mariano Gago, este centro de competências laboratoriais tem diversas valências, de diversas áreas de conhecimento, equipadas com tecnologia de ponta.