Foto: Manuel Sergio
[Imprimir]

O ano letivo do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD abriu oficialmente com uma cerimónia realizada na aula magna, no passado dia 11 de outubro, que contou com a presença do Professor Manuel Sérgio. A sessão foi conduzida pela Diretora do Departamento, Ágata Aranha incluiu uma conferência focada no Desporto e Motricidade Humana e uma mesa redonda que destacou a Motricidade Humana e o Futebol.

 Durante o evento o Professor Manuel Sérgio falou sobre a sua experiência na área do desporto e abordou as questões do treino e também questões filosóficas, entre outras.

“O repetir não substitui o pensar” aconselhou aos inúmeros estudantes e professores que encheram a aula magna. “Vocês para fazer história têm que pensar mais do que repetir. Porque é no ato criador do pensamento que a história avança”, sublinhou.

Manuel Sérgio é uma referência no mundo do desporto e da filosofia e o seu percurso académico e profissional comprova-o. É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, foi também professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa, do Instituto Superior da Maia, e na Faculdade de Educação de Física da Universidade Estadual de Campinas. É um dos sócios fundadores da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana e ex-presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol “Os Belenenses”, da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa.