Foto: Campus do Mar

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a entidade escolhida para acolher a segunda edição da Conferência Científica Internacional do Campus do Mar 2016, subordinada ao tema ‘Oceanos: futuros desafios de sustentabilidade’, de 17 a 18 de Novembro de 2016.

Este evento, contou com a participação de cerca de 140 conferencistas de 14 países, de quatro continentes, e constituiu um fórum de discussão de novos desenvolvimentos em ciência, tecnologia e gestão do Mar.

Durante dois dias, Vila Real e a UTAD foram um espaço privilegiado onde cientistas puderam partilhar informação e opiniões além-fronteiras e promoveram abordagens multidisciplinares na resolução de problemáticas da gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros ligadas a fenómenos naturais ou de natureza antrópica no ambiente e refletir sobre o entendimento crescente da importância da sustentabilidade dos oceanos para o bem-estar humano, nomeadamente nas dimensões ambiental, económica e social, imperativas para um melhor futuro comum.

Foram abordados temas como a Observação dos oceanos e alterações globais (referindo processos que afetam a circulação oceânica e as redes tróficas) a Utilização sustentável dos recursos marinhos (incidindo na valorização dos recursos biológico e nas energias renováveis), a Gestão integrada do mar (abordando a prevenção e reação a tsunamis, a avaliação ambiental de zonas costeiras, e o planeamento costeiro e marítimo) e o Progresso tecnológico, engenharia e gestão empresarial (gestão portuária).

O programa incluiu a presença de diversos investigadores de renome internacional que desenvolvem investigação em diferentes áreas científicas. Pretendeu-se assim divulgar os estudos mais recentes efetuados nesta temática. Presentes estiveram também personalidades como Kazuhiro Kogure, Diretor do Centro da Dinâmica do Sistema da Superfície da Terra no Japão; Niall McDonough, Secretário Executivo da European Marine Board (EMB), o principal grupo de reflexão da Europa em matéria de políticas de ciência marinha; David Paterson, Diretor Executivo da Aliança Marinha para Ciência e Tecnologia da Escócia (MASTS); Ricardo Serrão Santos, eurodeputado; John Largier, como oceanógrafo da Universidade de Califórnia.

Este fórum tem como objetivo promover a comunicação entre os profissionais e agências governamentais, empresas, universidades e outros agentes envolvidos na proteção e gestão dos Oceanos.

O Campus do Mar é um Campus de Excelência Internacional que surge em 2011, patrocinado pelo Governo Espanhol e Português, à altura por Mariano Gago, na qualidade de Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objetivo de reunir instituições de ensino superior e agentes socioeconómicos no campo das Ciências do Mar na euro-região da Galiza e Norte-Centro de Portugal. Esta parceria internacional envolve atualmente 11 parceiros (Universidades de Aveiro, Minho, UTAD, Porto, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha, Institutos Politécnicos de Leiria e de Viana do Castelo, o Instituto Espanhol de Oceanografia e o Conselho Superior de Investigações Científicas).

Nesta conferência foi assinado o novo convénio do Campus do Mar Internacional com a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto.

A segunda edição deste evento este ano, foi precedida pelo Student’s Day do Programa Doutoral Internacional em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (DO*MAR) que decorreu a 16 de Novembro, Dia Internacional do Mar, na Universidade de Aveiro.

Atualmente, na sua 4ª edição, este programa doutoral, financiado pela FCT, pela CCDRN e pela Xunta da Galiza, inscreve mais de 220 alunos de 20 países diferentes.

Mais informação em: http://domar.utad.pt/