Foto: Voz dos Professoress

A hora de dar voz aos professores

Decorreu na UTAD, nos dias 11 e 12 de novembro, o Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT2016), um evento que se constituiu como um fórum multidisciplinar de apresentação, partilha e discussão de relatos de práticas de ensino e de investigação de C&T, em todos os níveis académicos, tendo acolhido professores e investigadores de Matemática, Ciências da Natureza, Física e Química, Engenharia e Tecnologia, vindos de Angola, Brasil, Espanha e Portugal.

O VPCT2016 teve quatro marcas distintivas: 1 – A participação de professores, num fórum internacional, com apresentação de trabalho sujeito a revisão científica, partilhando o seu saber profissional para que possa ser divulgado, apreciado, valorizado e melhorado. 2 – A participação de investigadores com investigação centrada nas práticas de ensino de C&T. 3 – A interação de professores e investigadores apresentando cada um o seu contributo específico e com tempo para o debate entre os participantes. 4 – A assunção em todas as sessões paralelas do carater multidisciplinar da Ciência e Tecnologia, combinando comunicações das diferentes áreas específicas.

Com mais de uma centena de participantes, foram submetidos neste fórum 78 textos completos para comunicações orais, pósteres e oficinas, os quais foram sujeitos a um processo rigoroso de revisão, que permitiu várias reformulações das versões iniciais e algumas rejeições. Este trabalho vai prosseguir, sendo a próxima fase selecionar os artigos que serão publicados em revistas da especialidade.

Os participantes elogiaram o VPCT2016 e as suas características singulares e salientaram as várias interações e partilha de saberes dos diferentes atores da educação científica e tecnológica. O VPCT contou ainda com personalidades da educação científica e tecnológica em conferências plenárias e debates, destacando-se a intervenção do Professor José Tribolet, que interpelou a assistência com uma intervenção subordinada ao tema “Relevância do pensamento computacional na educação – desafios da sociedade biónica do século XXI!”

De referir também que o VPCT2016 foi organizado pelo Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia (LabDCT), localizado na UTAD e que pertence ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. O LabDCT ancora a investigação didática que se realiza na UTAD e sustenta o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD, permitindo desenvolver investigação das práticas de ensino de C&T.