Banner: Semana ciencia tecnologia 2016

Partilhe

[Imprimir]

A UTAD dedicou uma semana à divulgação da ciência que se faz na UTAD, dando a conhecer muitos dos seus projectos, bem como os rostos dos investigadores que lhes dão corpo e os resultados que obtêm.

Foi a Semana da Ciência & Tecnologia 2016, que decorreu de 21 a 25 de novembro em vários espaços da Universidade, integrada no programa nacional de Ciência Viva.

Quem visitou a UTAD teve assim a oportunidade de participar em ações de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Muitas foram as propostas apresentadas. No primeiro dia, esteve em evidência, com workshops e demonstrações, a avaliação do stresse em plantas, o processo da cultura in vitro vegetal, o aproveitamento dos recursos hídricos e geológicos da região, competências de atuação perante acidentes em escolas e Suporte Básico de Vida, entre outra iniciativas. Nos dias seguintes, tiveram também lugar, entre outras acções, e demonstração e debate sobre crise ambiental, descoberta de ADN em espécies alimentares antigas em risco de extinção, micropropagação de plantas aromáticas e medicinais, apresentação do livro “Mãos à Horta”, demonstrações da Robótica elaborada na UTAD, a relação de “amizade” entre os microrganismos e as leguminosas, passeios científicos para observação de mamíferos por métodos indirectos, a investigação em zoonoses no quadro das intervenções de saúde pública, apresentação da cartografia digital e estratificação de vinhas com recurso a fotografias aéreas captadas por veículos aéreos não tripulados. A Semana de C&T da UTAD, incluiu ainda uma exposição permanente do Centro de Ciência de Vila Real, bem como as Jornadas do Centro de Química de Vila Real, o VIII Fórum Física de Sociedade e as II Jornadas de Engenharia Agronómica.