Foto: Reuniao do CIBECEM

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 teve lugar na Facultad de Economía y Empresa da Universidad de Salamanca, o XVIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, organizado pelo Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM) e pelo Departamento de Administración y Economía de la Empresa de la Universidad de Salamanca. O CIBECEM agrupa os departamentos de gestão de empresas das universidades de fronteira, tanto portuguesas como espanholas. As oito universidades que integram esta rede são: Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade da Beira Interior, Universidad de Vigo, Universidad de Salamanca, Universidad de Huelva, Universidad de Extremadura.

A anteceder o Seminário propriamente dito, teve lugar o Workshop de Novos Investigadores (WIN), no qual se apresentaram e debateram dez teses de doutoramento, em fase de construção. Paralelamente, realizou-se a reunião anual do CIBECEM, com a participação de representantes das oito universidades.

A conferência de abertura do Seminário foi proferida por José Armando Baeta Canales, Diretor Geral de Orçamento e Estatística da Junta de Castela e Leão, que apresentou a evolução das relações comerciais entre Espanha e Portugal, com ênfase especial para a região de Castela e Leão. A conferência de encerramento foi da autoria de Vicente Salas Fumas, Professor Catedrático em Organização de Empresas na Universidade de Saragoça, Prémio Jaume I de Economia, Prémio Juan Sardá de Economia e Conselheiro do Banco de Espanha.

O próximo Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial terá lugar em novembro de 2017, na cidade de Faro e será organizado pela Universidade do Algarve.