1

Conferência entre actores e instituições: o serviço social português da ditadura à democracia

Foto: Conferência entre actores e instituições

No dia 7 de dezembro de 2016 realizou-se a Conferência “Entre actores e instituições: o Serviço Social português da ditadura à democracia”, integrada no Ciclo de Conferências de Charneira (2016): o Serviço Social e as Ciências Sociais. Este evento foi organizado pelo CETRAD e na coordenação estiveram Pedro Gabriel Silva e Octávio Sacramento, investigadores integrados deste Centro, que contaram com o apoio do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD e de alunos do 1º ciclo de Serviço Social.

Tratou-se do primeiro encontro de debate e divulgação científico centrado em temáticas da história do Serviço Social português na UTAD, reunindo, em duas sessões que se prolongaram pela manhã e parte da tarde, cinco conferencistas, moderados por Margarida Santos Silva (antiga docente de Serviço Social da UTAD e da Universidade Católica Portuguesa) e Pedro Gabriel Silva (docente da UTAD e investigador do CETRAD).

Entre os conferencistas convidados contou-se com a presença da primeira doutorada em Serviço Social em Portugal, Alcina Martins (Instituto Superior Miguel Torga). Estiveram presentes, também, Maria Rosa Tomé (Instituto Superior Miguel Torga/ISCTE-IUL), Teresa Silva (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada), Berta Granja (Instituto Superior de Serviço Social do Porto) e Carlos Gomes (UTAD). O foco do debate e das apresentações apontou para a evolução das instituições de formação, perfil profissional e identidade dos assistentes sociais em Portugal, desde a fundação da primeira escola, em 1935, até ao pós-25 de Abril.

Associada à Conferência, realizou-se a apresentação do livro organizado por Octávio Sacramento e Fernando Bessa Ribeiro, “Planeta Sida: Diversidade, Políticas e Respostas Sociais”, a cargo de Berta Nunes (médica, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé) e contou com a participação dos organizadores referenciados.