Foto: Conferências Internacionais destacam Inovação em Acessibilidade, Desporto, Saúde e Bem-estar

Partilhe

[Imprimir]

Decorreu de 1 a 3 de dezembro de 2016 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a primeira edição da conferencia internacional “Technology and Innovation is Sports, Health and Wellbeing” – TISHW2016 (www.tishw.ws/2016), onde se debateram diversos temas relacionados com o desporto, saúde e bem-estar, destacando-se as temáticas do envelhecimento ativo, prática desportiva e saúde, inovação e utilização das tecnologias no desporto. Em simultâneo, decorreu também a “7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion” – DSAI2016 (www.dsai.ws/2016 ) .

Durantes estes dias foram apresentados no espaço de exposição os projetos europeus: Beaconing, i-Prognosis, LUDI e Policare. Neste foram demonstrados os projetos vencedores do prémio “Inclusão e Literacia Digital 2015” da Rede TIC e Sociedade: “Sistema Integrado para Aumento da Autonomia de Cegos” do INESC TEC e “Metáfora de Interação acessível para navegação Web sem recurso a texto” da UTAD.

As conferências contaram com a presença de cerca de 130 investigadores de 15 países que se distribuíram por 9 sessões temáticas ao longo dos 3 dias.

Realizou-se ainda o Workshop “Assistive Technologies: Challenges and Opportunities”, no âmbito do prémio “Inclusão e Literacia Digital” da Rede TIC e Sociedade, onde foram apresentadas as oportunidades de financiamento europeu (H2020), nas áreas de ICT e eHealth.