Foto: Está criada a Universidade Global

Representantes da RUMA

Resultante do I Encontro da Rede das Universidades de Magalhães, realizado em Sabrosa e na UTAD será numa fase inicial composta por 14 universidades,  de nove países de quatro continentes, que vão desenvolver trabalho conjunto e em rede em investigação, ciência e cultura, tendo como base a Primeira Viagem de Circum-navegação â Volta do Mundo realizada por Fernão de Magalhães.

Realizou-se de 16 a 18 de janeiro de 2017, em Sabrosa e na UTAD, o I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães (RUMA).  Este primeiro Encontro contou com a participação de 14 Universidades dos territórios tocados por Magalhães, pertencentes a nove países e a quatro continentes, assim como a participação e apoio do Governo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Neste primeiro Encontro debateram-se as perspetivas das Universidades para a colaboração e cooperação do trabalho em rede,  e analisaram-se e aprovaram-se os protocolos de constituição da RUMA, assim como do envolvimento no processo de candidatura à inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, do bem em série “Route of Magellan.First around the World” e foi lida a Declaração de Sabrosa. Pretendeu-se também obter contributos, por parte das Universidades, para o enriquecimento do programa das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação, bem como formas de participação da RUMA no mesmo, que terá lugar entre 2019-2022.

O Município de Sabrosa esteve na génese da ideia, em 2006, de criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães – , tendo a mesma sido formalizada no dia 1 de fevereiro de 2013 em Sevilha, com o propósito de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam ações conjuntas destinadas ao estudo, difusão e valorização de um facto universal extraordinário: A Primeira Volta ao Mundo (1519 – 1522), dirigida por Fernão de Magalhães. Entre as principais prioridades desta Rede está também a promoção do conhecimento e intercâmbio cultural, socioeconómico e ambiental, bem como a inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO do bem em série “Route of Magellan.First around the World”.

É neste contexto que surge a proposta de criação de uma Rede Mundial das Universidades de Magalhães para a investigação, a ciência e a cultura, que procura promover ações conjuntas de intercâmbio entre as universidades que a compõem, no âmbito da investigação, ciência e cultura, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de interesse comum e transversal, bem como da sua democratização, colocando-os ao serviço da comunidade, da transmissão do conhecimento e dos grandes desafios enfrentados pela humanidade. A criação da RUMA, no âmbito da RMCM, usará o enorme significado dos feitos históricos que emanam da Primeira Viagem de Circum-navegação â Volta do Mundo, com projetos que envolverão contributos das diferentes disciplinas académicas para o desenvolvimento e a paz.

Lista de Universidades participantes:

UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PATAGONIA AUSTRAL. RIO GALLEGOS – Argentina