Foto: Certificado Paulo Fernandes

Partilhe

[Imprimir]

A Elsevier, editora científica, reconheceu recentemente o mérito científico do investigador do CITAB/UTAD Paulo Fernandes com o artigo “Fire-smart management of forest landscapes in the Mediterranean basin under global change”, um dos 5 artigos mais citados de 2014 a junho de 2016.

Publicado em 2013 na revista “Landscape and Urban Planning” este artigo aborda questões relacionadas com as alterações climáticas e o agravamento do problema dos fogos; a necessidade de uma gestão mais eficaz no combate a incêndios para a sustentabilidade no Mediterrâneo; a gravidade dos fogos, a mitigação da  gravidade destes e a resiliência da floresta.

O artigo disponível para consulta [VER ]

Nota biográfica

Paulo Fernandes é licenciado em Engenharia Florestal, mestre em Engenharia de Recursos Florestais e doutor em Ciências Florestais (2003) pela UTAD. A sua atividade de investigação incide nos fogos florestais, particularmente na sua ecologia, comportamento e gestão, e tem sido desenvolvida no âmbito de diversos projetos nacionais e europeus, incluindo funções de direção e coordenação científica. É coautor de 72 artigos publicados em revistas científicas internacionais e de 23 capítulos de livros. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da ECAV e membro integrado do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD, integrando a direção da International Association of Wildland Fire.

Mais informação sobre o investigador [VER]