1

Vinhos “alumni UTAD” já têm rostos para 2017

Foto: Enologos Allumni UTAD

Luís Duarte, Paulo Ruão e Manuel Lobo Vasconcelos são os enólogos a quem caberá a produção da edição 2017 dos vinhos “Alumni” produzidos por antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A receita obtida com a venda dos vinhos reverterá integralmente para os Serviços de Ação Social da Universidade.

Os enólogos e antigos alunos da UTAD Luís Duarte (tinto), Paulo Ruão (branco) e Manuel Lobo Vasconcelos (Porto), receberam o testemunho das mãos de, respetivamente, Jorge Moreira, Jorge Serôdio Borges e Francisco Ferreira, autores dos vinhos “alumni UTAD” da anterior edição, no decorrer da gala que teve lugar, no passado dia 27 de janeiro, nas instalações da UTAD.

A Gala começou com uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, feita pelo investigador Tim Hogg, que a dirige com o apoio de uma comissão de acompanhamento Advisory Board, naquele que é um projeto multidisciplinar que envolve investigadores das áreas do solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia.

Antes da divulgação dos eleitos para 2017, José da Silva Peneda, membro do Conselho Geral da UTAD, e uma das personalidades que esteve na génese do projeto, referiu-se aos antigos e atuais alunos da UTAD como uma “Escola de Campeões”, capaz de levar ao Mundo o que de melhor se faz em Portugal a este nível. Já o reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes vincou o cariz de responsabilidade social que a marca “alumni UTAD” encerra, revelando que “as receitas geradas através da venda do vinho reverterão na íntegra para os Serviços de Ação Social da UTAD”.

A Frasqueira

Houve ainda oportunidade para apreciar a “Frasqueira”, da autoria de António Belém Lima, localizada no restaurante da UTAD, que é uma combinação de Biblioteca (catalogando vinhos alumni Utad) e armazém (guardando os vinhos alumni em temperatura controlada), comportando 1302 garrafas ‘empilhadas’, que constituem um verdadeiro ato escultórico por trás da montra de vidro único, com 5m de comprido e suportando mais de uma tonelada de carga em temperatura controlada. Nas palavras do consagrado arquiteto, “é uma Frasqueira vaidosa. Exibe 312 rótulos, 312 marcas, 312 enólogos. Em simultâneo amigos e concorrentes, todos ‘filhos’ da UTAD, numa ‘caixa-negra’ que guarda 312 segredos”.

Criada em 2016, a marca vinhos de autor “alumni UTAD” foi divulgada no mesmo ano no roteiro do Presidente da República e reúne ex-alunos da UTAD, todos eles conceituados enólogos, em torno de uma mesma paixão. A receita da venda dos vinhos reverterá integralmente para os Serviços de Ação Social da UTAD. Todos os anos, três antigos alunos da UTAD das diferentes regiões vitícolas serão responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho do Porto.

Os escolhidos ‘alumni’ 2017 são:

Tinto: Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous que tem desenvolvido a sua atividade nas regiões do Alentejo, Vinho Verde e Douro

Branco: Paulo Ruão, enólogo e responsável pela direção técnica da empresa Lavradores da Feitoria.

Porto: Manuel Lobo Vasconcelos, ligado à Quinta do Crasto e às regiões do Tejo e do Alentejo

Para mais informação contatar:

Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD

259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt