Decorreu de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, o Curso “Ciência em Animais de Laboratório – Categoria B”, numa organização conjunta do grupo de Modelos Animais do CITAB e Biotério da UTAD e dirigido a investigadores, alunos, técnicos e bolseiros de investigação que pretendam utilizar animais para fins experimentais, sendo obrigatória a sua realização por lei.

O curso contou com a presença de 25 participantes, entre funcionários, alunos da UTAD e de outras Instituições. Foi direcionado para o uso de espécies de roedores e de peixes, tendo uma duração de 40 horas (20 h teóricas + 20 h práticas). O programa cumpriu os requisitos estabelecidos pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e pela Federation of European Laboratory Animal Science (FELASA) para cursos de Ciências em Animais de Laboratório – categoria B.

No âmbito deste curso, decorreu simultaneamente o seminário “Legislação para a Proteção de Animais Usados em Fins Científicos” por Ana Paula Martins, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, aberto a todos os interessados.

Esta 1ª Edição decorreu com bastante sucesso, prevendo-se assim a realização de uma 2ª Edição, brevemente.

Fonte: CITAB/UTAD