O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) viu o seu trabalho reconhecido na Cerimónia de atribuição dos prémios de Investigação Ciências do Desporto Comité Olímpico de Portugal/Fundação Millennium bcp que decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e foi presidida pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a 4 de fevereiro. Das 9 distinções atribuídas, o CIDESD tem presença nas quatro seguintes:

TREINO DESPORTIVO:

1º Prémio na categoria de Treino Desportivo:

Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de “pacing” durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais

1º Autor: Ricardo Ferraz

Co-autores: Bruno Gonçalves; Roland van den Tillaar; Jaime Sampaio; Mário Marques

Menção Honrosa:

Reativação muscular antes dos jogos de futebol: É benéfico para a performance física?

1º Autor: Eduardo Abade

Co-autores: Jaime Sampaio; Bruno Gonçalves; Jorge Baptista; Alberto Alves; João Viana (CIDESD)

PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO DESPORTO:

Menção Honrosa:

Abandono em Atletas Portugueses de Natação. Diferenças entre géneros e escalões competitivos e impacto nas intenções de voltar à prática

1º Autor: Diogo Monteiro

Co-autores: Daniel Marinho; João Moutão; Raúl Antunes; Luís Cid Serra

MEDICINA DO DESPORTO:

Menção Honrosa:

O transporte de cargas escolares

1º Autor: João Barbosa

Co-autores: Daniel Marinho; Mário Marques; Tiago Barbosa; Henrique Neiva e Mikel Izquierdo

Nesta edição foram recebidos 44 trabalhos nas 3 áreas a concurso. Na área de Treino Desportivo – 17; em Psicologia e Pedagogia do Desporto, também 17, e na área de Medicina Desportiva, 10. Mais informação em: http://comiteolimpicoportugal.pt/premios-copfundacao-millennium-bcp-foram-entregues/.

Créditos Foto: COP