Javier Peña, professor e investigador da Universidade de Vic – Universidade Central da Catalunha (UVic-UCC) e diretor do Centro de Estudos em Desporto e Atividade Física da mesma universidade, visitou o CreativeLab do CIDESD/UTAD, uma unidade de investigação que acolhe atualmente 10 instituições de ensino superior portuguesas.

Durante a sua estadia neste laboratório especializado no estudo de performance desportiva, o investigador Javier Peña conheceu os projetos em curso em quatro áreas principais: análise do rendimento desportivo; efeito da fadiga mental em desportos de equipa; desenvolvimento de talentos desportivos; criatividade e aprendizagem diferencial. Houve ainda oportunidade para apresentar aos membros do CreativeLab/CIDESD, os projetos que funcionam na UVIC-UCC e os grupos multidisciplinares do centro.

A estadia foi também importante para iniciar projetos entre as duas instituições nas áreas do Basquetebol e do Futebol, o estabelecimento da participação da UVic-UCC em alguns programas internacionais em que a UTAD participa, e ainda a colaboração no futuro programa de doutoramento em Desporto da UVic-UCC que vai contar com participações de investigadores portugueses.